Fábricas De Carros Elétricos No Brasil: Quais São e Onde Ficam (2022)

Neste artigos vamos falar sobre as 3 fábricas de carros elétricos no Brasil, quais são e onde ficam. Confira!
Fábrica De Carros Elétricos No Brasil capa

Um dos problemas por trás dos carros elétricos no Brasil é o preço extremamente elevado. Ocasionado, pelos veículos serem importados, chegando muito mais caro no bolso dos brasileiros. Sendo esse o principal motivo das vendas não deslancharem em nosso país.

Uma forma de baratear seria produzir esses carros em solo brasileiro e isso já está acontecendo. É isso mesmo, o Brasil já conta com fábricas de carros elétricos. 

No texto de hoje, falaremos um pouco sobre as fábricas de carros elétricos e onde elas ficam. Uma delas, inclusive, já está produzindo, enquanto as outras fábricas estão sendo finalizadas.

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Essa é uma excelente notícia para quem buscava um carro elétrico, para economizar com combustível, mas acabou emperrando no alto custo de comprar um veículo elétrico importado. Essas fábricas de carros elétricos são as primeiras de muitas que devem vir para o Brasil. 

Sendo apenas uma questão de tempo para os carros elétricos se tornarem um sucesso no Brasil.

3 Fábricas de Carros Elétricos no Brasil

1. Nova Lima – Bravo Motor

fábricas de carros elétricos no brasil Bravo moto
Bravo Motor (Fonte: Divulgação)

No ano passado em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte (Minas Gerais), a prefeitura local assinou um plano de intenção com a Bravo Motor, uma montadora de veículos argentina. Onde será instalada uma fábrica de baterias e carros elétricos no município. 

Com o investimento de cerca de 25 bilhões de reais, a construção gerará mais de 10 mil empregos.

Segundo Marcelo Dieguez, prefeito da cidade, a parceria é um marco para a história de todo estado, envolvendo um pacote tributário, que terá ISS de 0 a 5% por dez anos, além da isenção do IPTU durante a construção, e isenção de ITBI. 

A ideia também é que exista a isenção no IPVA, para os veículos elétricos no município. Outro foco da montadora será o desenvolvimento das baterias elétricas, onde o objetivo é de produzir entre 10 a 13% de todas as baterias elétricas produzidas no mundo inteiro.   

As obras iniciaram-se no final de 2021, onde a produção dos veículos e baterias deverá iniciar no ano que vem, por volta do terceiro trimestre.

2. Paraná – MoviEletric

carro movieltric
Foto: Divulgação
fábrica de carros eletricos no brasil movieltric
Foto: Divulgação

A MoviEletric iniciou ainda no ano passado a produção de mini veículos elétricos no Brasil. A produção ocorre em Toledo, no Paraná, no parque industrial Biopark. Originalmente os modelos eram fabricados pela Sero Eletric na Argentina. 

Os veículos produzidos estão enquadrados na categoria de micro carros elétricos categoria L6e. Possuindo uma autonomia de 150 km com a carga total de baterias, chegando na velocidade máxima de 50 km/h.

O objetivo da marca era produzir cerca de 100 veículos em seu primeiro ano de funcionamento, fato este que se concretizou. 

Contando com três modelos de mini carro: um modelo para dois passageiros (em duas versões, com portas e sem), um modelo com uma caçamba e o terceiro com um baú para colocação de utensílios e/ou ferramentas.

3. São Paulo – Great Wall Motors

fábrica great wall motors no brasil
Foto: Divulgação

A Great Wall Motors é a maior fabricante de veículos elétricos sem participação estatal da China, que está investindo na fabricação de modelos também no Brasil e ainda esse ano já deve começar a vender seus primeiros carros no Brasil. Em 2021 a gigante chinesa adquiriu em Iracemápolis-SP uma antiga fábrica de Mercedes-Benz (que deixou de produzir veículos no Brasil em 2020).

A fábrica após instalada terá a capacidade de produzir cerca de 20 mil carros por ano. A Great Wall vai adaptar totalmente os métodos de produção que utilizam na China. A crença da marca na unidade de São Paulo é tão grande, que o objetivo é que seja a maior operação do mundo, ficando atrás apenas da operação do país natal da marca.

Até o ano de 2025 deverão ser investidos mais de 4 bilhões de reais em solo brasileiro. Dinheiro este que será utilizado em pesquisas, aprimoramento e desenvolvimento. O objetivo da marca é faturar mais de 30 bilhões de reais e gerar mais de 3 mil empregos diretos e diversos empregos indiretos, até o ano de 2025. 

Com o planejamento funcionando, entre 2026 e 2032 a marca irá injetar mais de 6 bilhões em ampliação, para conseguir gerar mais de 100 mil unidades por ano. 

Inicialmente, os primeiros modelos serão importados da China, sendo que até 2023 a marca já vai produzir as primeiras unidades nacionais, em Iracemápolis. Segundo a Great Wall, os primeiros veículos produzidos no Brasil terão mais de 60% de índice de nacionalização.

Conclusão

No texto de hoje, falamos sobre as 3 fábricas de carros elétricos no Brasil, Bravo Motor, MoviEletric e Great Wall Motors. Que representam um importante passo para a fabricação de veículos elétricos no Brasil, que deve trazer uma diminuição nos preços e consequentemente, caber no bolso de mais brasileiros.

Os modelos da MoviEletric já estão disponíveis, já nas outras devem demorar um pouquinho mais. E é bem pouquinho mesmo, as marcas já pretendem fabricar os modelos esse ano ou no mais tarde no ano que vem. Em breve, teremos mais novidades sobre elas.

Perguntas Frequentes:

Tem alguma fábrica de carro elétrico no Brasil?

As três citadas no texto: a Bravo Motor em Nova Lima, em Belo Horizonte (Minas Gerais), a MoviEletric em Toledo, no Paraná, e a Great Wall Motors, em Iracemápolis, em São Paulo, estão sendo produzidas, em processo de fabricar e fabricando veículos totalmente em solo brasileiro, respectivamente.

Nesse momento, temos a MoviEletric, que já produz seus 3 modelos de mini carros no Brasil, com as outras sendo finalizadas e tendo planos para iniciar também, entre 2022 e 2023, a fabricação nacional dos veículos elétricos.

Quanto custa produzir um carro elétrico?

Atualmente, o preço em média para produzir um modelo elétrico é cerca do dobro de produzir um veículo a combustão (no Brasil, pode chegar a ultrapassar essa margem). O objetivo das montadoras é que dentro de alguns anos, o custo seja algo bem próximo dos modelos a combustão, garantindo assim que o consumidor invista o mesmo valor para ter um carro elétrico

Redação EkkoGreen

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