A Guarda Municipal de Florianópolis conta com uma novidade elétrica para seus patrulhamentos. Uma nova viatura elétrica, do modelo Renault Twizy, está sendo usada em rondas em calçadões e parques em Florianópolis. O veículo bastante compacto conta com design moderno e comporta até dois agentes.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o veículo já está em uso pelas ruas do centro. Inclusive, ele não deve ser o único modelo elétrico, sendo este o primeiro de uma frota que vai contar com cinco veículos.
Será aberta pela prefeitura uma licitação para que cheguem os outros modelos até o final deste ano. Dessa forma será possível ampliar as rondas para outros bairros da cidade.
Saiba mais sobre o medelo
O Renault Twizy foi um dos pioneiros nos carros elétricos modernos do Brasil. O seu projeto não é de hoje, tendo seu primeiro conceito apresentado ainda mais 2009, mais de 13 anos atrás no conceituado Salão de Frankfurt.
No ano de 2012, os primeiros modelos passaram a estar disponíveis para vendas na Europa. No Brasil, o Twizy chegou no ano seguinte. Entretanto, só foi liberada a sua circulação pela legislação de trânsito em 2015.
Isso porque o modelo da Renault não se enquadrava nas categorias apresentadas. No entanto, ele foi enquadrado na categoria especial de quadriciclos, permitindo seu emplacamento e uso no trânsito.
Seu tamanho é bastante diminuto, tendo apenas 1,24 m de largura e 2,33 m de comprimento. Conforme dito acima, o modelo comporta até duas pessoas.
Faz sentido, inclusive, colocá-lo como uma especial de quadriciclo. Isso porque eles junta características de quadriciclo e também de veículos. Não conta com portas e muito menos sistema de som, entretanto conta com pedais e volante como um carro convencional. Além disso, conta com airbag frontal.
Motor e autonomia
O ponto forte do veículo elétrico não está nem na potência e nem no desempenho. Afinal, possui um motor elétrico de apenas 17 cavalos de potência. O que gera uma aceleração máxima de 80 km/h, garantindo ir de 0 km a 45 km em cerca de 6,1 segundos.
Para ter carga total em sua bateria, é preciso deixar o modelo cerca de 3 horas carregando em uma tomada de 220 V. Uma vez que a carga está completamente cheia, ele conta com autonomia de 100 km.
Mercado
Um fato bastante curioso do Renault Twizy é que na França ele foi liberado para ser usado por adolescentes, ou melhor para uma versão de potência limitada. Em 2016, o governo francês liberou que adolescentes acima de 14 anos pudessem tirar habilitação para dirigir uma versão de menor potência do Twizy.
Já no Brasil, o Twizy nunca chegou a ser vendido de forma direta ao público, entretanto a Renault importou unidades do modelo elétrico através de parcerias com empresas e o também com o poder público, o que explica a utilização pela Guarda Municipal de Florianópolis.