fbpx

Girassol Fotovoltaico é Projetado Por Alunos de Escola Técnica em SP

Projeto do Girassol Fotovoltaico está entre os classificados para a Febrace 2022

A natureza é constantemente uma inspiração para diversos projetos tecnológicos. Por isso, em busca de novas soluções para a obtenção de energia limpa, que jovens estudantes de uma escola técnica de São Paulo projetaram um girassol fotovoltaico.

O inusitado painel solar, de nome Energyrassol, tem o objetivo de evidenciar que placas de energia solar conseguem captar uma maior quantidade de luz de forma e, consequentemente, uma maior quantidade de energia elétrica.

Com Funciona o Girassol Fotovoltaico?

O girassol fotovoltaico Energyrassol funciona utilizando conceitos da Biomimética

O girassol fotovoltaico Energyrassol funciona utilizando conceitos da Biomimética, ciência que utiliza de processos e fundamentos da natureza para achar soluções, embasar projetos e aprimorar tecnologias. 

A ideia de utilizar esse inusitado conceito partiu dos alunos João Pedro Vieira Moretti, Júlio Cézar Silva de Macedo Mota, Matheus Eduardo Ribas da Silva, do terceiro ano do Ensino Técnico de Eletrônica Integrado ao Médio (Etim). Segundo João Pedro, a objetivo era utilizar um tema que envolvesse sustentabilidade.

“Conforme pesquisávamos sobre geração de energia limpa, descobrimos que a energia solar era a que mais fornecia potencial para geração elétrica, porém, a variação de luminosidade ao longo do dia a tornava limitada”, explica.

Energia Solar, noticias Brasil

O girassol fotovoltaico funciona com um verdadeiro girassol: ele se utiliza de um mecanismo eletrônico para que a placa se movimente seguindo a luz do Sol, buscando melhorar a eficiência das placas solares

O projeto, que teve início no ano anterior ao longo da pandemia, foi realizado de maneira totalmente remota. Ao longo do projeto, foram realizados vários testes através do uso de simuladores disponíveis por meio da internet e cálculos matemáticos para valores aproximados dos reais. 

Como resultado, os estudante identificaram uma melhora entre 20 a 30% a mais de potência (W) média captada se comparado a um painel estático. Isso porque o Energyrassol pôde manter 40 leds ligados por dez horas.

Futuro do Girassol Fotovoltaico

O girassol fotovoltaico funciona com um verdadeiro girassol: ele se utiliza de um mecanismo eletrônico para que a placa se movimente seguindo a luz do Sol

Com o sucesso dos resultados, o Energyrassol foi classificado para a 20ª Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). “É a primeira vez que participamos da feira. E estamos com grandes expectativas para mostrar os resultados finais e muitos ansiosos”, finaliza Moretti.

No momento, os estudantes buscam apoio financeiro para transformar o girassol fotovoltaico em um produto comerciável, claro, com as devidas alteração para que seja possível utilizá-lo em escalas maiores. “De início pensamos em ir buscar apoio em Holambra, conhecida como a cidade das flores, que tem muito a ver com o nosso trabalho”, finaliza.

Como projetar usinas fotovoltaicas?

A escolha do local no projeto de usina fotovoltaica. A escolha do local de instalação é crucial nos projetos de geração solar.

Quem trabalha com energia solar?

Esse profissional é chamado de Instalador fotovoltaico.
Para quem deseja mudar de carreira ou encontrar uma nova ocupação, são inúmeras as oportunidades dentro das empresas de energia solar, como vendedores, projetistas e os instaladores dos painéis fotovoltaicos.

carro hibrido capa

Carro Híbrido: Como Funciona e Principais Tipos (+4 Modelos Mais Vendidos)

Voltz Lança Primeiro Triciclo Elétrico De Produção 100% Brasileira

Trem Turístico Movido a Energia Solar Ligará Argentina a Machu Picchu