O desenvolvimento do primeiro carro elétrico é bem antigo. Essa inovação aconteceu praticamente no mesmo período dos carros tradicionais e a disputa foi acirrada entre diferentes países que apresentavam experimentos parecidos. Vale ressaltar que o ponto mais importante dessa inovação foi o de desbravar os caminhos da sustentabilidade.
Quando foi lançado o primeiro carro elétrico no Brasil?
Quem pensa que os carros elétricos são novidades ou que foram inventados por americanos da Tesla estão muito enganados.
Em 1974, os brasileiros já experimentavam a tecnologia muito antes de Elon Musk aprender a andar de bicicleta.
Nesse mesmo ano, o fundador da montadora nacional Gurgel Motors S/A, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel apresentou o Itaipu, o primeiro carro elétrico da América Latina.
Limpo, silencioso e eficiente, assim foi o primeiro carro elétrico lançado no Brasil no século passado.
No Brasil, muitos admiraram, outros rejeitaram, porém, esse automóvel produzido em Rio Claro (SP) pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel nunca causou o sentimento de indiferença.
Lembrando muito o Cybertruck com formato trapezoidal, o veículo era composto por um motor elétrico de 3,2 KW equivalente a 4,2 cv e abastecido por 10 baterias. Eram necessárias 10 horas para que o veículo fosse carregado completamente.
A ideia principal de Gurgel em junho de 1975, era de testar 20 unidades do Itaipu nas ruas de Rio Claro em São Paulo, onde localizava-se a fábrica da empresa.
Nesse mesmo momento de testes, foi planejado também a instalação de pontos de recargas, porém, pela pouca autonomia e pela demora em recargar o veículo, infelizmente, o Itaipu nunca passou de um protótipo e os planos nunca se realizaram como o esperado
Itaipu E150 – Primeiro carro elétrico brasileiro
O pioneiro começou a ser vendido com o nome de Ipanema pois a história mostra que João Gurgel gostava de associar nomes ligados à cultura brasileira aos seus carros.
Com capacidade para apenas dois lugares e um desenho geométrico, o Itaipu E150 pesava 460 Kg sendo 320 Kg apenas da bateria.
Naquela época, o pequenino elétrico sofreu problemas que de certa forma, ainda são muito atuais para os veículos elétricos tais como: baixa autonomia, tempo de recarga e o peso das baterias.
Como um protótipo da época, o E 150 parou de ser produzido e as 27 unidades fabricadas foram transformadas em itens de colecionador.
Em 1980 chegou ao mercado o Itaipu E 400 fazendo parte da frota de empresas brasileiras de eletricidade.
A produção do mesmo durou até o ano de 1982 com cerca de mais ou menos mil unidades fabricadas.
Gurgel Itaipu E150 – Ficha técnica
- Baterias- 3,2 kW equivalente a 4,2 cv
- Peso – 460 kg
- Velocidade Máxima – de 30km/h a 60 km/h
- Valor atualizado – R$ 60.000
Itaipu E400
O Itaipu E 400 foi o primeiro carro elétrico da américa latina produzido em série e foi desenvolvido pela Gurgel cumprindo um desafio proposto pela empresa Eletrobrás.
O objetivo desse desafio era renovar toda sua frota criando um veículo com capacidade para transportar 250kg, ter uma autonomia mínima de 65 km e uma velocidade de 50 e 75 km/h no máximo.
Limpo, eficiente, com linhas futuristas e com três tipos de cabines ( picape cabine simples, picape cabine dupla e furgão de carga ), assim foi apresentado em 1981 o E400 mantendo a mesma proposta do protótipo Itaipu.
Gurgel Itaipu E400 – Ficha técnica:
- Câmbio – tração traseira, manual de 4 marchas;
- Pneus – radiais 175/70 SR13
- Velocidade Máxima – 75 KM/h
- Valor atualizado – R$116.952
Falência da Gurgel
Nos anos 90, com a concessão do governo sobre a isenção de IPI para todos os carros com motor abaixo de 999 cm3, a Gurgel não conseguiu permanecer no mercado devido a concorrência de grandes montadoras de segmento popular causando a derrocada da marca.
Mesmo solicitando um empréstimo de U$$ 20 milhões ao governo federal, na tentativa de salvar a empresa, a Gurgel declarou sua falência entrando para história da indústria automotiva brasileira com suas ideias a frente do seu tempo, mas que nunca foram devidamente valorizadas no Brasil.
Devido a falta de interesse e baixo investimento, até hoje, nunca tivemos uma montadora de automóveis com tecnologia 100% brasileira para concorrer com as grandes empresas bem sucedidas do setor.
Conclusão
O Brasil já possui uma mão de obra qualificada e por essa razão, não seria impossível fundar e preservar uma montadora 100% nacional.
O maior exemplo disso é a exportação de excelentes profissionais para diversos países e de empresas como a Embraer que nos provam que é possível acreditar no sucesso do setor automotivo.
Além de recursos e investimentos financeiros, empresários de coragem como Nelson Fernandes e Augusto Conrado do Amaral Gurgel, são fundamentais para que nosso país entre na briga com os gigantes desse setor.
As pessoas também perguntam
Quando surgiu primeiro carro elétrico?
O primeiro carro elétrico apresentado com sucesso nos EUA surgiu em 1890:
Qual foi o primeiro carro 100% elétrico?
O Nissan Leaf foi o primeiro veículo totalmente elétrico, de cinco portas, a ser produzido para o mercado de massa.