Que tal reciclar garrafas de vidro e, em troca, ganhar alguns descontos em diversos produtos? É o que promete a cervejaria Heineken do Brasil, através da ação sustentável “Volte Sempre”. A iniciativa tem como intuito conscientizar a população da importância da reciclagem de vidro para o meio ambiente.
Desde o começo do projeto em 2019, a ação já arrecadou mais de 8 toneladas de garrafas de vidro somente em São Paulo. A novidade agora são postos de coleta em Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima.
Como Funciona a ação para a Reciclagem de Vidro?
A iniciativa teve seu início em 2019, por meio de parceria com a Méliuz, startup de cashback (sistema que devolve ao consumidor uma porcentagem do valor gasto em compras).
O projeto engajou os paulistas a triturar cerca de 31 mil embalagens de vidro nas máquinas da 4R Glass (startup de impacto socioambiental ), disponibilizadas em unidades de supermercados de toda a capital, com o esquema de cashback para estimular a participação dos consumidores.
A cada garrafa inserida na máquina, o cliente recebe R$ 0,10 em compras no aplicativo da startup. Ao completar R$ 20,00 de saldo, o valor era resgatado para a conta corrente ou poupança, sem custos adicionais. Quando a máquina atinge 70% da capacidade de lotação, o sistema entra em contato com uma das cooperativas de reciclagem parceiras do projeto.
Nova Fase do Projeto para a Reciclagem de Vidro
Para a nova fase, agora as empresas envolvidas criaram uma moeda digital: a Caco. Ela equivale a R$ 0,10 e poderá ser convertida em descontos nos produtos do Grupo Heineken nos bares participantes e nas lojas de supermercado da rede Super Nosso em todo o estado de Minas Gerais. Serão, ao todo, 8 meses de programa nas cidades mineiras.
O vidro recolhido das máquinas será adquirido pela Owens Illinois, fabricante de embalagens de vidro, fornecedora do Grupo Heineken e apoiadora do projeto, e, posteriormente, transformado em novas embalagens do portfólio da companhia, fechando a circularidade do material.
Diferente de seu início, o projeto deixa de ser uma iniciativa de ponto de entrega voluntária para o consumidor, e passa a contar com toda uma estratégia e monitoramento das informações locais, como o número de pessoas por bairro e dados de reciclagem da região.
A partir disso, poderão definir, em alguns casos, um período determinado para a permanência das máquinas nos diferentes pontos selecionados, acompanhando a adesão da população quanto à destinação adequada de embalagens com alto potencial de circularidade, tal qual o vidro.
Em entrevista ao portal Ciclo Vivo, o gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken, Ornella Guzzo Vilardo, explica que o Volte Sempre continua tendo o consumidor como impulsionador de todo o processo e o conhecimento como principal ferramenta de mudança positiva de comportamento em relação ao destino correto de resíduos.
“Nos unimos aos principais elos da cadeia, como bares, redes de supermercados e fabricantes de embalagens, para, então, impulsionar um ciclo tão desafiador do ponto de vista de reciclagem, como é o do vidro”.
Como Participar do Projeto?
Tendo em vista a pandemia da covid-19, e, para garantir a saúde e segurança dos usuários e equipes dos estabelecimentos, os cuidados com higiene foram intensificados.
Todas as máquinas contam com estação de álcool em gel disponíveis para o público e são higienizadas com frequência. Além disso, os funcionários dos locais participantes da ação passaram por um treinamento para evitar filas, aglomerações e a proximidade de menos de dois metros de distância entre os usuários.
Para mais informações, como endereços e estabelecimentos, acesse o site oficial do projeto.