Honda, o gigante automobilístico japonês, recentemente fez ondas no Japão Mobility Show em Tóquio, apresentando sua primeira bicicleta elétrica, a Honda e-MTB Concept. A empresa focou em combinar a experiência de pilotar uma motocicleta e uma bicicleta para que qualquer pessoa possa facilmente cruzar terrenos montanhosos com o auxílio do motor elétrico.
Este modelo de e-bike, se assemelhando mais a uma bicicleta para descidas, se distingue por seu projeto realista e factível. Honda se destacou por usar componentes e-bike já existentes ao invés de inventar novas peças, evidenciando a tendência emergente no design e elaboração de bicicletas elétricas.
A Honda e-MTB Concept utiliza um motor de acionamento central Brose já existente, permitindo que a Honda se concentrar no design geral e estrutura da bicicleta. Além disso, a e-bike de suspensão total usa uma transmissão SRAM Eagle AXS, freios a disco hidráulicos Shimano, suspensão Fox na frente e atrás, um canote de selim RockShox Reverb dropper e rodas DT Swiss XM 1700 e pneus Maxxis Minion DHF.
Esta não é a primeira vez que um fabricante de automóveis ou motocicletas explora as bicicletas elétricas como um canal potencial para expansão da marca. Grandes nomes como Harley-Davidson, Porsche, Peugeot e GM já entraram nesta onda, e agora a Honda se junta a eles mostrando sua visão de futuro para a mobilidade.
O interesse das montadoras em se diversificar para o mercado de e-bikes demonstra o crescente interesse dos consumidores por alternativas de transporte ecologicamente corretas. Com o aumento da demanda de e-bikes, mais fabricantes de automóveis têm a oportunidade de expandir seu mercado e trazer mais pessoas para o ecossistema de transporte.