No mundo dos veículos elétricos de duas rodas, a acessibilidade ainda é um desafio. No entanto, um exemplo notável de determinação e engenhosidade vem de um aspirante a eletricista chamado Jimmiecraftguy (conhecido como RPK R5 no YouTube) que, diante desses desafios, transformou sua bicicleta de 20 anos em uma potência elétrica usando peças de uma máquina de lavar.
A inventividade de Jimmiecraftguy não se limitou à conversão; ele conseguiu levar sua bicicleta elétrica caseira a uma velocidade impressionante de 110 km/h. Ele interagiu com outros usuários do Reddit, fornecendo detalhes do projeto, como a utilização de um motor sem escova de uma máquina de lavar LG, que estava disponível e não deveria ser desperdiçado. Assim, ele teve a ideia de transformar sua antiga bicicleta em elétrica.
O motor em si custou cerca de €90 (R$500 Aproximadamente) e foi adquirido gratuitamente, então, por que perder a oportunidade de colocá-lo em uso? Jimmiecraftguy transferiu a potência para a roda traseira e incluiu uma roda livre, permitindo que o motor funcionasse sem a necessidade de pedalar. Todos os componentes eletrônicos e suportes são feitos sob medida.
Como funciona a bicicleta elétrica com motor de máquina de lavar?
Originalmente, o motor funcionava com 1.100 volts, mas, porque ele não queria atingir uma velocidade máxima de 150 km/h e também não queria “morrer em breve”, agora ele opera com 48 ou 50 volts. Mesmo assim, ele levou a bicicleta a 110 km/h para testar seus limites, danificando suas rodas devido à frenagem, danificando suas baterias de ácido chumbo e, no processo, tendo uma experiência bastante intensa. Agora que ele sabe que é possível, ele não pretende repetir a façanha.
O eletricista afirma que ainda precisa trabalhar nas baterias antes de considerar o projeto concluído e planeja também trocar os freios. Após sua postagem no Reddit se tornar viral, ele compartilhou um vídeo com mais detalhes sobre a bicicleta.