Horta Em Casa: Composteira Elétrica Produz Adubo em Tempo Recorde

Com o auxílio da composteira elétrica, a produção de resíduos orgânicos diminui e a aquisição de adubo é mais rápida.

O processo de compostar é um grande aliado no cuidado com o meio ambiente, pois colabora com a redução dos resíduos orgânicos produzidos em residências. Pensando nisso, uma empresa resolveu criar uma composteira elétrica que auxilia na redução de lixo e na produção de adubo em tempo recorde.

Como Funciona a Composteira Elétrica?

Composteira elétrica promete reduzir em até 90% o lixo orgânico produzido em casa. (Divulgação/Terraform Kitchen)

Inspirada nas composteiras tradicionais, a Terraform Kitchen oferece praticidade, velocidade e correção ecológica sem precisar sair sequer de sua cozinha. Foi desenvolvida com rígidos critérios sustentáveis e produzida com tecnologia de ponta. 

Por isso, ela promete reduzir em até 90% o lixo orgânico produzido em casa, transformando-o em um rico adubo, dentro de um período de 4 a 12 horas.

Livre de odores, por conta do filtro de carvão ativado, é fácil de transportar, manusear e limpar. Comercializada em dois tamanhos, com capacidade máxima de 2kg ou de 5kg, cabe em pequenos espaços.

Divulgação/Terraform Kitchen

O resultado do processo é um adubo rico em nutrientes, indicado para fertilizar vasos, jardins e hortas, sempre misturado à terra, em proporções de 1 para 4. Caso o conteúdo não seja utilizado, ainda pode ser armazenado em potes vedados, com duração de até três anos, se bem conservados e mantidos longe da umidade. Outra opção é doar aos familiares, amigos e vizinhos.

 “O fato curioso é que cada adubo conta uma história diferente, variando em cor e aspecto, pois a composição dos alimentos despejados na redutora, influencia no material final, sem perder qualidade, claro”, comemora Julia Reis, gerente de produto da empresa..

A Terraform Kitchen é uma excelente alternativa para quem pretende contribuir para o meio ambiente, reduzindo em até 90% todo o descarte orgânico de uma residência. Tem distribuição nacional (sob encomenda) sendo que o modelo para 2 kg, custa em média R$ 2 mil, enquanto que a versão para 5kg, está em torno de R$ 5 mil, com frete variando de região para região.

Composteira Elétrica e Hortas Domésticas

Reprodução/Shutterstock

Para o cultivo de hortas domésticas, a composteira elétrica é um poderoso aliado, porém, nem todos os restos orgânicos podem ser utilizados para o adubo em hortas. Lixo comum, restos de carne, laticínios e óleos não são indicados. Já restos de verduras e legumes, cascas de frutas, borras de café, cascas de ovos e serragem são ideais.

Depois da adição do adubo produzido pela composteira elétrica, suas plantas já estarão absorvendo novos nutrientes. Reprodução/Pixabay

Com o composto ideal, procure abrir buracos paralelos às plantas, principalmente as frutíferas e coloque uma porção correspondente  à 1/3 ao tamanho médio das raízes (lembre-se que a raiz é a projeção da copa) dentro desses buracos e um pouco ao redor das copas. 

O importante mesmo é enterrar o composto, pois a luz direta sobre ele, mata os micro-organismos benéficos para o solo. Em 15 dias, depois da adição do adubo natural em sua horta doméstica, suas plantas já estarão absorvendo novos nutrientes e dando sinais de saúde.

Artigo
Título
Horta Em Casa: Composteira Elétrica Produz Adubo em Tempo Recorde
Resumo
Com o auxílio da composteira elétrica, a produção de resíduos orgânicos diminui e a aquisição de adubo é mais rápida.
Author
Publisher Name
Portal Ekko Green
Publisher Logo