fbpx
Continua após a publicidade..

Horta Comunitária Gera Renda e Atende 320 Famílias em Sete Lagoas (MG)

Desde 1982, a horta comunitária vem trazendo benefícios. Trazendo renda para os produtores e benefícios para a comunidade.
Continua após a publicidade..

O projeto das Hortas Comunitárias de criação da Prefeitura de Sete Lagoas em Minas Gerais, estará completando em dezembro deste ano, 40 anos de existência, tendo sido criado em 1982.

O projeto compreende 7 hortas localizadas logo abaixo das linhas de transmissão de energia elétrica da cidade. Onde há o cultivo de diversos alimentos, como: couve, alface, beterraba, cebolinha, jiló, tomate, repolho, chuchu, abóbora que gera renda para mais de 300 famílias em Sete Lagoas. Impulsionando o comércio local.

São aproximadamente 320 famílias, que estão garantindo sua renda familiar e ocupação nas hortas comunitárias. Com isso, as hortas direta e indiretamente estão beneficiando mais de 2.500 moradores locais.

Horta, noticias Minas Gerais

Para conseguir trazer um preço mais acessível para quem busca esses alimentos, são os próprios produtores que plantam, colhem e vendem diretamente os alimentos em feiras, nas suas próprias hortas, em mercadinhos da cidade, além de alguns venderem em domicílio.

Dessa forma, sem o intermédio de terceiros é possível trazer melhores condições de venda, ajudando os moradores e trazendo benefícios para todos os produtos. Com isso, o projeto, devido a sua longevidade (que tem quase 40 anos) e sucesso entre os moradores tem se tornando cada vez mais uma referência para todo o Brasil.

Referência em horta comunitária para todo o Brasil

O projeto a algum tempo já vem se tornando referência nacional como exemplos de ações bem sucedidas de políticas públicas. Muitas visitas estão sendo feitas na região, incluindo visitas técnicas, para aprender como funcionam as famosas hortas comunitárias de Sete Lagoas. 

As visitas têm trazido muitos interessados em entender, principalmente, como toda gestão do local é feita. Para que o sucesso possa ser replicado em outros locais do Brasil.

As visitas incluem equipes da Embrapa, Emater, entre muitas outras, para absorver o máximo de conhecimento do projeto. 

Para os produtores como, o já aposentado, João dos Santos, a horta comunitária é uma excelente forma de continuar trabalhando e conseguir uma renda extra para ele e para toda sua família. Além disso, a prática de cuidar das plantações acaba até tendo um toque terapêutico, que garante a interação e amizade entre os produtores e locais.

Continua após a publicidade..
horta comunitária

Os moradores que desejarem fazer parte do projeto e ter um espaço para fazer o plantio na horta comunitária, é preciso fazer um cadastro na SEMADETUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Sete Lagoas).

A partir do cadastro é realizada uma avaliação pela assistência social da cidade, para verificar se há uma vulnerabilidade socioeconômica. Sendo verificado e aprovado, as famílias são encaminhadas para seu novo espaço na horta comunitária.

Apoio da Prefeitura

A prefeitura local também está presente na horta comunitária. Recentemente, entregou para os produtores: 7 microtratores, 10 banheiros químicos e 7 bebedouros de porte grande. O objetivo é melhorar cada vez mais as condições de trabalho do local.  

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.