Ikea Constrói Mini-Casa Sustentável em Parceria com Construtora

A novidade da marca sueca é uma ação em resposta à crescente construção de mini-casas sustentáveis, uma tendência de mercado em expansão.

Para promover formas de vida sustentáveis ​​e acessíveis, a IKEA fez uma colaboração com as empresas Vox Creative, American RV e Escape (especialista em criar casas pequenas), para construir uma mini-casa sustentável, a IKEA Tiny Home Project.

A parceria é fruto de uma campanha publicitária, para promover o conceito de pequenas casas e ilustrar o grande impacto que pequenas decisões diárias podem fazer para um mundo mais sustentável.

A Campanha da Mini-Casa Sustentável

Divulgação/IKEA

A mini-casa sustentável é equipada com uma variedade de móveis e gadgets da marca IKEA que podem ajudar as pessoas a ter uma vida mais sustentável, com qualquer orçamento. 

Esta campanha faz parte da grande campanha Why We Make, criada em parceria com a Ogilvy, para divulgar os compromissos da IKEA com a sustentabilidade, inclusão e inovação. Para isso, foi produzido um vídeo dos bastidores de como fazer uma casa minúscula com especialistas e influenciadores de decoração. 

A mini-casa sustentável foi construída sem sacrificar luxo ou conforto, mesmo com seu tamanho pequeno. (Divulgação/IKEA)

Como parte de uma experiência única de compra, o público pode explorar a mini-casa sustentável e comprar móveis ou aparelhos utilizados em seu interior. Além disso, o público também pode fazer um questionário de sustentabilidade baseado em arquétipos para determinar seu impacto na terra, com ações recomendadas para criar uma vida cotidiana mais sustentável e links personalizados para produtos IKEA com base nos resultados.

A Estrutura da Mini-Casa Sustentável

Divulgação/IKEA

A mini-casa sustentável foi construída sem sacrificar luxo ou conforto, mesmo com seu tamanho pequeno. Apresenta uma estrutura em madeira proveniente do cultivo sustentável de pinheiros. Ela é móvel e pode ser atrelada a qualquer veículo. Tem ainda painéis solares, composteira e água quente (proveniente da energia fotovoltaica).

Abbey Stark, designer de interiores sênior na IKEA, desenvolveu o espaço usando produtos sustentáveis, multifuncionais, que não ocupam muito espaço e que são eficientes no consumo de energia. “Comecei por fazer uma lista de todas as necessidades do espaço”, explica em entrevista ao portal Lonely Planet.

“Como desenhar em torno de rodas e as mecânicas da casa? Queria usar materiais renováveis e reciclados sempre que possível para tornar o espaço funcional e bonito ao mesmo tempo.”

A construção do primeiro modelo da mini-casa sustentável foi feita em menos de 60 dias. (Divulgação/IKEA)

A casa foi decorada em tons neutros e madeira de pinho sustentável. Os armários da cozinha são feitos de tampas de garrafas recicladas e contam com espaços de armazenamento e mobília encastrada. 

Divulgação/IKEA

Dan Dobrowolski, fundador da Escape, afirma que a união da Ikea com a empresa foi algo natural.

“Já usávamos muitos dos produtos da IKEA em vários de nossos designs ao redor do país, pois oferecem os materiais renováveis, reutilizáveis e recicláveis que sempre incorporamos em nossas estruturas”. 

De acordo com o empresário, a construção do primeiro modelo foi feita em menos de 60 dias. A mini-casa sustentável custa cerca de 39 mil euros (R$ 250 mil) e está à venda através do site da Escape.