Maior e Mais Poderosa Turbina Eólica do Planeta Bate Recorde em Potência

Desenvolvida pela General Eletric, a mais poderosa turbina eólica ainda é um protótipo, porém terá sua estreia comercial em breve

Considerada a maior e mais poderosa turbina eólica do planeta, a Haliade-X bateu um novo recorde, gerando 14 MW de potência.

A inovação, desenvolvida pela General Eletric (GE) Renewable Energy no ano de 2019, ainda é um protótipo, entretanto, em breve será instalada oficialmente no parque eólico offshore, o Dogger Bank C, localizado aproximadamente a 130 km da costa oeste da Inglaterra.

De acordo com o conglomerado multinacional GE, foram investidos cerca de 400 milhões de dólares na turbina, que tem o potencial anual de produção de 74 GWh de energia.

A projeção da GE é que sejam instaladas 87 turbinas até o ano de 2026, tornando o Dogger Bank C, o maior parque eólico offshore do mundo.

Detalhes da Mais Poderosa Turbina Eólica Haliade-X

A mais poderosa turbina eólica da General Eletric possui 07 metros de comprimento e 206 metros de altura.

Além do alto potencial em produção de energia, a Haliade-X deve reduzir a emissão anual de aproximadamente 52.000 toneladas de dióxido de carbono no ecossistema, o que equivale às emissões de 11.000 veículos a combustão no período de um ano.

Apesar de ser considerada a maior e mais poderosa turbina eólica do planeta, o título pode durar pouco tempo. Isso porque a Vestas, também fabricante de turbinas eólicas, espera lançar no próximo ano sua versão de 15 MW.

A China também projeta uma nova turbina com produção de 16 MW, entretanto, este modelo só deve ser lançado em 2024.

Em meio às disputas de potência, ganha a sociedade e o planeta, já que assim haverá maior viabilidade de transição energética e um crescimento significativo da frota global de ativos de energia renovável.

Desta forma, o custo da energia renovável acaba sendo reduzido, assim como a abrangência desse sistema pelos países.

Leia Também

No post here!