fbpx

Micro Gerador Portátil é Projetado Por Engenheiro Japonês

O engenheiro criou um micro gerador portátil para garantir acesso à eletricidade com pouca água

Já pensou ter energia elétrica, com pouca água? Isso é possível! Um micro gerador móvel projetado no Japão, foi criado para funcionar em correntes rasas e lentas. 

O aparato é ideal para pessoas que vivem em áreas mais remotas do mundo e desejam gerar sua própria energia, de forma totalmente sustentável. 

Características do Micro Gerador Portátil

Água, noticias Japão

Sabendo que uma das opções mais comuns é utilizar água corrente para geração de energia hidrelétrica — e que construir barragens não é bom para o meio ambiente — o engenheiro Masaya Sumino desenvolveu um minigerador hidrelétrico hidráulico, em Gifu (Japão).

“Toda água corrente tem energia e sempre achei uma pena não estarmos utilizando totalmente esse recurso. Isso é o que me inspirou a criar esse conceito de usar a energia não utilizada da natureza”, explica.

Não é necessário que a queda de água seja muito volumosa ou acentuada: basta haver um fluxo de água que consiga mover as pás da turbina do micro gerador.

Medindo 1,28 metros, o aparato de nome “Pico Pika” pesa aproximadamente 20 kg. De acordo com Sumino, é o primeiro gerador desse tipo que pode ser facilmente transportado por uma pessoa. Ele usa a força da água das valas da estrada (drenagem limpa) para acionar a lâmina da turbina. 

O micro gerador tem uma diferença de altura de 15cm em seu comprimento e uma parede de ferro que segura a água até que ela passe a correr em uma velocidade suficiente para produzir energia.

A turbina pode substituir facilmente as luzes solares da rua, onde quer que seja possível instalá-la. É mais econômico e ambientalmente amigável do que as luzes de rua solares.

A qualidade mais interessante é que não é necessário que a queda de água seja muito volumosa ou acentuada: basta haver um fluxo de água que consiga mover as pás da turbina do micro gerador.

Como Funciona o Micro Gerador Portátil?

Água, noticias Japão

Sua construção é muito simples. Consiste em uma estrutura de ferro dentro da qual a lâmina da turbina é montada como na figura. O gerador é fixado em uma extremidade da estrutura, o que facilita a produção direta de eletricidade. 

Isso porque, o micro gerador tem uma diferença de altura de 15cm em seu comprimento e uma parede de ferro que segura a água até que ela passe a correr em uma velocidade suficiente para produzir energia. O gerador em si está instalado na outra extremidade do equipamento, que gera eletricidade de forma direta.

“Existem algumas áreas remotas do mundo onde indivíduos ou áreas inteiras não têm acesso à eletricidade, se pudermos fornecer a eles os meios para gerar sua própria energia, eles podem mudar suas vidas, essa é a minha esperança, um gerador ultrapequeno que poderia fornecer eletricidade verde para qualquer lugar na Terra onde haja um pequeno fluxo de água.”

Novo Campus da Google Tem Painéis Solares em Formato de Escama

Cooler Ecológico é Criado Para Substituir Caixa de Isopor

Japoneses Criam Scooter Elétrica Com Espaço Para Pets