fbpx
Continua após a publicidade..

Mini Turbina Usa Água em Movimento Para Gerar Eletricidade

Semelhante a uma turbina hidrelétrica, o aparelho usa rios para gerar energia e abastecer comunidades.
Continua após a publicidade..

Uma companhia alemã teve a iniciativa de projetar uma minúscula turbina, que utiliza o fluxo dos rios como fonte de energia limpa e prática. Essa alternativa ao sistema de usinas hidrelétricas vem com o intuito de gerar eletricidade em um modelo mais acessível.

Graças à abundância de fontes hídricas existentes no Brasil, a energia hídrica tem a maior participação na produção total de energia do país. No entanto, a construção de usinas e toda a estrutura de conexão causa grandes impactos sociais e ambientais, e frequentemente não alimenta regiões distantes.

Mini Turbina

Conforme especialistas, existe uma maneira de reduzir a dependência de uma única fonte de energia: a descentralização e diversificação de fontes de produção. A Smart Hydro Power vem desenvolvendo soluções neste sentido. A turbina smart tem como objetivo transformar a energia cinética de rios e outros cursos de água em eletricidade para alimentar comunidades.

Como funciona a mini turbina?

Esta mini turbina possui três lâminas de aproximadamente um metro de diâmetro, a qual está conectada a um gerador elétrico para aproveitar os movimentos da água. Desenhado para maximizar a produção, o dispositivo é especialmente projetado para incrementar a velocidade da água ao passar por ele.

Compacto e de instalação rápida, o dispositivo pode ser acoplado em canais com profundidade e largura mínimas de dois metros. 

Energia, noticias

Esta mini turbina foi projetada com uma blindagem especial para proteger contra detritos flutuantes de variadas matérias e tamanhos que possam surgir na água: os cabos de aço inoxidável impossibilitam que qualquer lixo se acumule e prejudique as lâminas. Existe um sistema de fixação patenteado que permite ser usado no fundo do rio, segurando uma ponte ou na orla de um quarteirão ribeirinho.

Com a Turbina, a produção de eletricidade é mantida constante, pois a quantidade produzida depende do fluxo de água local. O mais veloz é, naturalmente, aquele que resulta em maior energia gerada.

A empresa alemã afirma que as vantagens da tecnologia são inúmeras, desde os baixos investimentos em infraestrutura ao seu modo de operação livre de manutenção. Além disso, ela oferece a opção de funcionar de maneira totalmente autônoma ou conectada à rede de energia.

Continua após a publicidade..

De acordo com o site Ecoinventos, uma turbina gera em média 8.500 kWh por ano, o que suficiente para atender às necessidades energéticas de 30 residências. A mini turbina se mostra como uma excelente alternativa para aquelas regiões afastadas, que não possuem acesso à rede elétrica ou onde a instabilidade é crônica.

As pessoas também perguntam

Quanta energia é gerada pela mini turbina?

De acordo com o site Ecoinventos, uma turbina gera em média 8.500 kWh por ano, o que suficiente para atender às necessidades energéticas de 30 residências.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.