fbpx

Mini-Turbinas em Formato de Tulipa Produzem Energia Eólica na Holanda

Empresa holandesa que projetou mini-turbinas em formato de tulipa quer democratizar a energia verde para todos.

Já pensou ter uma “flor que produz eletricidade”? Uma empresa holandesa conseguiu esse feito: projetou mini-turbinas em formato de tulipa para produzir energia eólica, misturando conceitos de engenharia, ciência e arte.

A empresa Flower Turbines, com sede nos EUA e na Holanda, tem instalações em Roterdã, Amsterdã, partes da Alemanha, Israel e Colômbia. Seu principal objetivo é democratizar a energia verde para todos, transformando esses “pequenos parques eólicos” em um dos principais players do setor de energia verde.

Características das Mini-Turbinas em Formato de Tulipa

Energia Eólica, noticias Holanda

Quando o assunto é energia limpa e renovável, a energia eólica não é a primeira opção para muitas pessoas. A principal razão é o barulho que as turbinas fazem e seus impactos ambientais adversos, como as pás giratórias, que representam uma ameaça à muitos animais.

Como forma de solucionar esse problema de uma forma diferente e eficaz, que a empresa norte-americana mergulhou no desenvolvimento de mini-turbinas em formato de tulipa. O desing no estilo eco-art foi ideia do empresário israelense e o CEO da Flower Turbines, Dr. Daniel Farb.

Existem três modelos de mini-turbinas em formato de tulipa, se diferenciando pelo objetivo do cliente, eficiência e tamanho.

“A ideia é combinar eficiência com arte. Nosso produto — se comparado as grandes turbinas eólicas —, é silencioso e bonito. Esses fatores o tornam um equipamento muito bem-sucedido para construir nas cidades, afinal, ninguém quer morar ao lado de uma turbina que, além de fazer muito barulho, mede até 200 metros de altura”, explica.

As mini-turbinas em formato de tulipa vêm com aerodinâmica na vertical, possibilitando a produção de mais energia por metro quadrado, se as compararmos com turbinas convencionais e/ou painéis solares em áreas de bastante vento.

Menores e mais silenciosas, as mini-turbinas em formato de flor conseguem funcionar independentes da direção do vento. Sua eficiência é tanta que, com apenas algumas delas inseridas em um telhado, por exemplo, abarcam grande parte do consumo da energia de uma casa.

Modelos das Mini-Turbinas em Formato de Tulipa

As mini-turbinas em formato de tulipa alimentam correntes de ar umas nas outras.

Ao todo, existem três modelos de mini-turbinas em formato de tulipa, se diferenciando pelo objetivo do cliente, eficiência e tamanho. A menor delas, mede apenas um metro. Por ser mais compacta, é voltada para locais e momentos onde exista escassez de energia elétrica, como em regiões de acampamento.

O modelo intermediário possui três metros e é o mais popular, de acordo a empresa. Isso porque é ideal para ser instalada em pequenas empresas e residências. A mini-turbina vem acompanhada com inversor de rede, bateria (para carga extra), controlador de carga e um gerador. Suas lâminas são construídas com fibra de vidro.

“Graças ao seu tamanho compacto, a turbina pode ser instalada no solo ou em telhados planos suficientemente fortes. É a combinação perfeita entre custo-benefício e produtividade”, garante a Flower Turbines.

Energia Eólica, noticias Holanda

Já a terceira possui 6 metros de altura e é uma opção para a produção de energia em maior escala. É indicada para ser instalada em telhados mais fortes, assim como estacionamentos e áreas não utilizadas. 

Segundo a Flower Turbines, instalar várias turbinas (próximas uma, a outra) aumenta a produtividade na produção de energia, com um desempenho 20 a 50% melhor. Isso porque as mini-turbinas em formato de tulipa alimentam correntes de ar umas nas outras. Bem inteligente, não é mesmo?

carro hibrido capa

Carro Híbrido: Como Funciona e Principais Tipos (+4 Modelos Mais Vendidos)

Voltz Lança Primeiro Triciclo Elétrico De Produção 100% Brasileira

Trem Turístico Movido a Energia Solar Ligará Argentina a Machu Picchu