As montadoras Renault, Nissan e Mitsubishi compartilharam seus planos de metas, onde ficou claro que o foco será a adição de veículos elétricos no seu catalogo em 2023.
Essa parceria promete trazer muita inovação para os próximos anos, e o consumidor tem muito a ganhar, já que as marcas irão compartilhar as novas tecnologias entre si.
Esse projeto é a continuação de uma estratégia que começou em maio de 2020, a Leader-Follower (ou Líder-Seguidor). Esse projeto funcionou da seguinte forma: quando uma das marcas da “aliança” liderava um projeto, as outras davam o suporte, e isso continuará na nova fase.
Dessa forma, todas as montadoras se beneficiam de todos os produtos desenvolvidos, com muita economia em escala.
As marcas visam além de tecnologia e inovação, o desenvolvimento sustentável. A previsão é que até 2023 sejam lançados 35 novos modelos elétricos, o que segundo as marcas representará o maior número de carros elétricos do planeta, e todos com base em 5 diferentes plataformas.
De acordo com Jean-Dominique Senard, Presidente do Conselho da Aliança entre as marcas:
“Esses são investimentos massivos, que nenhuma das três empresas poderia fazê-los sozinha. Juntos, estamos fazendo a diferença para um novo futuro global e sustentável, para a Aliança se tornar carbonno neutro até 2050”
Plataformas e tecnologias compartilhadas para os carros elétricos
Em parceria, as empresas criaram a metodologia “diferenciação inteligente”, que tem o intuito de estabelecer o nível que será compartilhado de cada uma das tecnologias em cada um dos modelos.
Isso vai ajudar a criar parâmetros de uso comum de plataformas, motorização, segmentos e até mesmo as plantas de produção.
Isso quer dizer que seguindo exatamente o exemplo da Aliança, as marcas Nissan Qashqai e X-Trail, Mitsubishi Outlander e Renault Austral vão compartilhar a mesma plataforma para os segmentos C e D, e futuramente um modelo SUV com 7 lugares.
Esse compartilhamento de plataformas, também pode ajudar cada uma das fabricantes a focar no designer diferenciado, carroceria, e demais pontos individuais em cada um de seus modelos. O que dá uma demanda maior para o mercado, e consequentemente mais escolhas ao cliente.
Hoje, pelo menos 60% dos modelos das 3 marcas já compartilham plataformas entre elas. A ideia é subir esse número para 80% em um número de 90 carros elétricos até 2026.
O ponto de partida dessa parceria, será o crescimento na participação da Mitsubishi no mercado europeu através do lançamento de 2 modelos com plataformas Renault.
Como dito anteriormente o principal objetivo com a Aliança é projetar automóveis elétricos, e já preparam 35 novos modelos 100% eletrificados que vão usar plataformas em comum, que vão cobrir grande parte dos maiores mercados.