NOVO O Guia Interativo de Práticas Sustentáveis (Edição 2026) Começar agora
,

Raios no Brasil: Até 100 Milhões/Ano e 40% Mais Apagões

4 min de leitura

Meio Ambiente, noticias Brasil

Contexto relacionado:
⚠️ Atualização importante (2026) Este conteúdo faz parte de uma atualização editorial do EkkoGreen. As informações sobre a relação entre humor, animais e conscientização ambiental foram incorporadas e aprofundadas no nosso guia completo sobre sustentabilidade, onde reunimos conceitos, práticas e a importância da conexão emocional com a natureza para promover comportamentos sustentáveis. 👉 Acesse o conteúdo atualizado e completo: O Que é Sustentabilidade

Conteúdo atualizado em janeiro de 2026.

De acordo com o livro “Brasil: Campeão Mundial de Raios”, o país tropical é o mais atingido por descargas elétricas em todo o planeta. Tudo isso, devido as grandes mudanças climáticas dos últimos anos.

O livro, lançado em novembro do ano anterior, afirma que os 70 milhões de raios ao ano, poderão chegar a média de 100 milhões até o final do século XXI.

Projeções Relacionadas as Mudanças Climáticas

Os autores alertam que o aumento da quantidade de raios que acarretará prejuízos nas redes de energia, telecomunicações e no próprio equilíbrio da floresta. É preciso combater as mudanças climáticas.

Omar Pinto Jr e Iara Cardoso — autores e cientistas membros do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) — basearam suas projeções em análises dos principais modelos climáticos do planeta juntos as mudanças climáticas ao longo dos anos. 

Ao longo da pesquisa, conseguiram perceber um aumento de 35% da incidência de raios, ao calcular o número de dias de tempestade por grau de aumento na temperatura no Hemisfério Sul. De acordo com as previsões citadas, o local com o maior aumento em incidências de raios (cerca de 50%) será na Amazônia. 

Devido às mudanças climáticas, o aumento de raios nessa região é preocupante, afinal, a floresta amazônica é atualmente o lugar com maior número de descargas elétricas do país devido a sua grande extensão.

Segundo Omar, devido às mudanças climáticas, o aumento de raios nessa região é preocupante, afinal, a floresta amazônica é atualmente o lugar com maior número de descargas elétricas do país devido a sua grande extensão.

“Temos a combinação da grande umidade da mata com a proveniente dos rios. Uma imensa quantidade de vapor d’água é gerada, o que dá combustível para tempestades quase diárias”, explica.

Além dessas informações, o livro reúne dados de mais de três décadas de pesquisa que permitiram a Pinto Jr e Cardoso, projetarem os acontecimentos futuros acerca das descargas elétricas no país. 

Uma dessas projeções revela que para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, haverá um aumento de 20% a 40%, com diferenças de região para região. O Nordeste, mais seco e com menos temporais, deve ter o menor aumento, de 10%. Relâmpagos ocorrem no Sul e Sudeste por cerca de cinco meses do ano. Menos do que na Amazônia, mas demais para causar danos, ressalta o pesquisador.

Consequências das Mudanças Climáticas

Meio Ambiente, noticias Brasil

Desde o fim do século XIX, a temperatura global subiu cerca de 2ºC, sendo que os últimos sete anos foram considerados os mais quentes da história. À medida que as temperaturas médias aumentam e a urbanização se intensifica – criando ilhas de calor nas cidades – a tendência é de aumento do número de tempestades (e consequentemente de raios).

Os autores alertam que o aumento da quantidade de raios que acarretará prejuízos nas redes de energia, telecomunicações e no próprio equilíbrio da floresta. É preciso combater as mudanças climáticas.

“Um raio pode incinerar uma árvore, mas o fogo não se espalha porque a floresta é muito úmida. A árvores mortas abrem espaço para que outras se desenvolvam. Porém, se cair um número maior de raios do que a floresta pode suportar esse equilíbrio é rompido”, observa Pinto Jr.

Além disso, os autores acreditam que 40% dos desligamentos de redes de distribuição de energia e 70% das linhas de transmissão, serão consequências do aumento das descargas elétricas. “Nenhum país do mundo deveria ter tanto interesse em se proteger dos raios quanto o Brasil”, finaliza.

Compartilhe este artigoXFacebookLinkedInWhatsApp
Equipe de Cidades

Equipe de Cidades

A Equipe de Cidades cobre onde sustentabilidade encontra cidade: arquitetura verde, telhado vivo, planejamento urbano, projetos reais de prefeituras brasileiras. Pra quem gosta de ver a teoria virar prédio, praça ou política pública.