A Noruega se tornou o primeiro país do mundo em que carros elétricos correspondem a mais da metade dos novos registros, de acordo com dados publicados pelo Opplysningsradet for Veitrafikken (OFV, “Conselho de Informação para Tráfego Rodoviário”).
Ainda segundo o OFV, em comparação a 42,4 % em 2019, os veículos elétricos representaram 54,3% do mercado de carros novos no ano passado, mesmo com a pandemia da COVID-19 atrasar o lançamento de vários novos modelos.
No último dezembro, as vendas de carros elétricos bateram um recorde mensal na Noruega, respondendo por 66,7% das novas vendas, números impulsionados pela chegada de novos modelos.
“Esta é uma tendência extremamente positiva”,afirma Christina Bu, secretária-geral da Norwegian Electric Vehicle Association em entrevista ao jornal britânico The Guardian.
Bu ainda disse que a Noruega foi o primeiro país a quebrar o limite geral de 50 por cento, acrescentando que o país está quase no caminho certo para cumprir as metas de 2025.
O país nórdico, que ironicamente é o maior produtor de petróleo da Europa Ocidental,pretende que todos os carros novos tenham “emissão zero” — o que significa a produção de modelos elétricos ou movidos a hidrogênio — até esse ano.
Pesados Subsídios Para Carros Elétricos
A Noruega está à frente do resto da Europa (e do mundo) quando se trata de pavimentar o caminho para carros elétricos, instituindo subsídios pesados.
Ao contrário dos carros a diesel ou a gasolina, os carros limpos são praticamente isentos de impostos no país, tornando seus preços muito mais competitivos, mesmo que outros benefícios — como a isenção de pedágio e a possibilidade de usar as faixas reservadas para o transporte público — tenham sido reduzidos.
Os quatro modelos mais vendidos no país nórdico foram o Audi e-tron, o Tesla Model 3, o Volkswagen ID.3 e o Nissan Leaf – todos totalmente elétricos. O quinto carro colocado — o Volkswagen Golf — pode ser comprado em versão recarregável, mas as estatísticas não diferenciam os tipos de motor.
Os veículos híbridos, combinando combustível fóssil e energia renovável, também ganharam participação de mercado em 2020: foram 29,1% em comparação com 25,9% em 2019.
Apesar de ultrapassar o resto do mundo, a Associação Norueguesa de Veículos Elétricos estava ansiosa por ainda mais e esperava que os carros elétricos representassem cerca de 60% dos carros novos no ano passado. “Teríamos conseguido, mas o vírus atrasou vários lançamentos”, acrescentou Bu.
Futuro de Mais Vendas de Carros Elétricos
Para este ano, a associação espera que os carros elétricos representem 65% dos carros novos. Mesmo que esteja progredindo em níveis recordes, a parte eletrificada da frota de automóveis norueguesa ainda é pequena e, no final de 2019, apenas nove por cento dos veículos do país eram elétricos.
Os avanços também custaram caro para o país. De acordo com o Ministério das Finanças da Noruega, no ano passado, a perda de receita tributária com os subsídios se aproximou de 20 bilhões de coroas norueguesas (cerca de 12,4 trilhão de reais).
“Não é muito bem pensado”, disse Bjart Holtsmark, pesquisador do instituto de estatísticas SSB, que critica os subsídios do governo e diz que eles podem nem ter o efeito pretendido.
“Esses subsídios significaram que o veículo mais vendido no ano passado foi um grande 4×4 de 2,5 toneladas (2.500 kg) que requer muita energia para se mover e cujo peso significa que causa poluição sonora e partículas finas prejudiciais”, acrescentou.