Carro Elétrico Movido à Energia Solar Recarrega Enquanto é Utilizado

O carro elétrico movido a energia solar tem painel solar no teto que oferece mais de 72 quilômetros de alcance por dia.

Já pensou dirigir um veículo que não necessita de gasolina ou recarga para funcionar? Saiba que agora, isso é possível! A empresa americana Aptera Motors foi a responsável pela criação do Aptera: um carro elétrico movido a energia solar que recarrega enquanto é dirigido.

De acordo com a montadora, não há necessidade de parar para abastecer ou mesmo para recarregar a eletricidade. Você só precisa ficar na pista mais ensolarada, permitindo que os raios do sol alimentem seu carro.

O Carro Elétrico Movido a Energia Solar

Divulgação/Aptera Motors

O modelo de carro elétrico solar da Aptera é o primeiro do mundo que é quase totalmente movido pelo sol e não requer carga elétrica. Isso permite que os motoristas percorram longas distâncias sem ter que parar para cobrar ou recarregar. 

Este carro revolucionário usa 70% menos energia do que um carro elétrico médio para dirigir a mesma distância. “Para qualquer lugar que você quiser ir, basta ir”, diz o cofundador da Aptera, Chris Anthony, ao site Business Insider.

Divulgação/Aptera Motors

Cada Aptera vem com painéis solares “never charge” (nunca carregue) no teto, que são projetados para absorver luz solar suficiente para viajar mais de 64 km/h por dia e 17.000 km/ano. Os clientes podem gastar dinheiro adicional em um capô solar ou porta traseira solar para aproveitar ainda mais a energia solar.

Divulgação/Aptera Motors

O Aptera foi projetado com um formato de corpo único que possui apenas três rodas — duas na frente e uma nas costas. O carro foi projetado dessa forma para ter um baixo coeficiente de arrasto, o que ajuda a melhorar seu alcance.

Um Carro Elétrico Movido a Energia Solar Sem Recarga?

Divulgação/Aptera Motors

Embora o site da empresa afirme que o Aptera é um carro elétrico movido a energia solar “never charge”, essa frase se refere a um uso mais diário. Logo, se você dirigi-lo por menos de 64 km por dia, pode contar com a energia do sol.

No entanto, se você quiser levar o carro em uma viagem, pode ser necessário ligá-lo durante a noite. Uma carga completa pode levar um Aptera a até 1600 km/h; em comparação, o alcance mais alto para uma carga completa em um Tesla é 600 km/h.

Divulgação/Aptera Motors

Portanto, embora o Aptera possa funcionar principalmente com a energia do sol, é interessante carregá-lo com energia elétrica para carregá-lo, para garantir que você nunca fique sem energia. O site da montadora oferece uma ferramenta para calcular a frequência com que você terá que carregar eletricamente seu Aptera, com base na Zona Solar em que você mora e em quantas milhas você dirige por dia.

Como Adquirir o Carro Elétrico Movido a Energia Solar?

Divulgação/Aptera Motors

O Aptera já está disponível para pré-encomenda no site oficial da montadora. Atualmente os preços do Aptera variam de aproximadamente R$ 130.000 a R$ 150.000.

No último dia 14 de dezembro, os primeiros testes-drive dos modelos Paradigm (alcance de 800 km/h) e Paradigm + (alcance de 2.000 km/h) esgotaram nas primeiras horas do dia. Estes são os primeiros modelos da montadora, que serão fabricados no início de 2021.

Divulgação/Aptera Motors

Ainda segundo a Aptera, os clientes podem personalizar o próprio modelo, de acordo com a capacidade de carga completa para fazer entre 400, 800, 1200 ou 2.000 km/h. 

Artigo
Título
Carro Elétrico Movido à Energia Solar Recarrega Enquanto é Utilizado
Resumo
O carro elétrico movido a energia solar tem painel solar no teto que oferece mais de 72 quilômetros de alcance por dia.
Author
Publisher Name
Portal Ekko Green
Publisher Logo