Ônibus Elétrico Completa 100 Mil Km Sem Utilizar Combustível Fóssil

Projeto pioneiro com ônibus elétrico é parceria entre a UFSC e a multinacional WEG

O ônibus elétrico da multinacional brasileira WEG em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina atingiu a marca de 100 mil km rodados e o transporte de um total de 30 mil passageiros. Tudo isso sem utilizar nenhum combustível fóssil.

O ônibus, conhecido com eBus, começou a circular pelas ruas da capital catarinense em 2017, a fim de transportar alunos, professores e funcionários da universidade.

Como Se Deu o Ônibus Elétrico eBus

Foi em 2016 que um grupo de pesquisadores, professores e alunos se reuniram para tirar do papel o projeto do ônibus elétrico, criando uma vaquinha online para arrecadar fundos e manter o funcionamento do veículo. Além disso, a quantia iria pagar o salário dos motoristas do veículo.

Com intuito de investir no projeto impar, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação doou cerca de R$ 1 milhão para que a equipe desenvolvesse o projeto.

Características e Diferenciais do Ônibus Elétrico

Além da característica principal do eBus de não necessitar de combustíveis fósseis para se locomover, o ônibus elétrico possui, por exemplo:

Sistema de Propulsão Elétrica

Todo o sistema do veículo foi montado e fornecido pela WEG. A tecnologia utilizada consegue levar a energia das baterias do eBus até a peça do inversor de tração (responsável pelo controle do motor). Dessa forma, ela faz com que o veículo se movimente.

Sistema de Frenagem Regenerativa

Apesar do movimento das rodas gerar energia cinética, o seu diferencial acontece no momento da frenagem: a energia é enviada novamente para as baterias como forma de otimização e reaproveitamento.

Deslocamento Produtivo

O ônibus elétrico possui wi-fi e mesa de reuniões acoplada em seu interior, de forma que tanto professores quanto alunos, utilizem o espaço para estudo.

Ainda que a parceria com governo tenha terminado, a USFC continua com o aprimoramento e os constantes pesquisas com o eBus.

Parceria Entre USFC E WEG

Essa não é a primeira parceria entre UFSC e WEG. No ano de 2015, as duas entidades criaram em parceria inédita, o transporte fluvial movido a energia solar.

Utilizado por estudantes moradores da comunidade ribeirinha de Ilha das Onças (localizada em Barcarena no estado do Pará), o veículo aquático comportava aproximadamente 20 pessoas e tinha até 5 horas de navegação.

Leia Também

No post here!