Com o aumento do uso de fontes de energia renovável em todo o mundo, a energia solar está ganhando destaque como uma alternativa limpa e sustentável. Uma startup suíça, a Sun-Ways, está testando uma nova forma de capturar energia solar, implantando painéis solares removíveis ao longo dos trilhos ferroviários na Suíça. Este projeto inovador tem o potencial de produzir uma quantidade significativa de eletricidade e reduzir as emissões de carbono.
O projeto-piloto terá início próximo à estação de Buttes, no sistema público de trem da Suíça Ocidental. Os painéis solares pré-montados, que possuem um metro de largura, serão posicionados diretamente entre as linhas de trem e presos aos trilhos por meio de um mecanismo de pistão. A eletricidade produzida pelos painéis será direcionada para a rede elétrica e usada para alimentar casas, uma vez que usá-la nas próprias operações ferroviárias seria um processo mais complicado.
Entre as desvantagens do projeto estão a possibilidade de microfissuras nos painéis, o aumento do risco de incêndios em áreas verdes e a distração dos maquinistas com reflexos. No entanto, a Sun-Ways afirma que seu modelo de painel é mais resistente do que os convencionais e pode ter um filtro anti-reflexo para evitar acidentes com os maquinistas. Ainda assim, a startup está em constante busca por melhorias.
A rede ferroviária suíça tem extensão total de 5.317 quilômetros. Se tudo fosse coberto por painéis solares, excluindo túneis e regiões com pouca luz solar, o sistema poderia produzir 1 Terawatt-hora de energia solar por ano – sendo equivalente a 30% do consumo das empresas de transporte público na Suíça e 2% das necessidades de eletricidade do país. A Sun-Ways planeja expandir o projeto para outras áreas da Europa, bem como para os Estados Unidos e a Ásia.
A iniciativa da Sun-Ways de implantar painéis solares removíveis ao longo dos trilhos ferroviários na Suíça é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para capturar energia limpa e sustentável. Embora haja alguns desafios a serem enfrentados, como microfissuras e risco de incêndios, o potencial para gerar eletricidade é significativo e pode ajudar a reduzir as emissões de carbono. Se bem-sucedido, o projeto poderia ser implementado em outras partes do mundo, contribuindo para a transição global para uma matriz energética mais limpa e sustentável.
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Quais são as desvantagens dos painéis solares em trilhos ferroviários?
R: Algumas desvantagens incluem a possibilidade de microfissuras, aumento do risco de incêndios em áreas verdes e possíveis distrações para os maquinistas com reflexos. No entanto, a startup responsável pela iniciativa afirma estar trabalhando em melhorias para mitigar esses problemas.
Qual é a capacidade de produção de energia do sistema de painéis solares em trilhos ferroviários na Suíça?
R: O sistema poderia produzir 1 Terawatt-hora de energia solar por ano, equivalente a 30% do consumo das empresas de transporte público na Suíça e 2% das necessidades de eletricidade do país.
Como os painéis solares em trilhos ferroviários são instalados e removidos?
R: Os painéis pré-montados possuem um metro de largura e são posicionados diretamente entre as linhas de trem, presos aos trilhos por meio de um mecanismo de pistão. As unidades são removíveis e uma máquina desenvolvida pela empresa é usada para instalar e retirar mecanicamente os painéis.
A Sun-Ways pretende expandir a iniciativa para outras regiões?
R: Sim, a startup pretende ampliar seu alcance para outras áreas da Europa nos próximos anos, incluindo países vizinhos da Alemanha, Áustria e Itália, além dos Estados Unidos e Ásia. A empresa acredita que 50% das ferrovias do mundo poderiam ser equipadas com o sistema de painéis solares em trilhos ferroviários.