fbpx

Novo Campus da Google Tem Painéis Solares em Formato de Escama

A gigante da informática instalou os novos painéis solares como forma de gerar mais energia

Sempre inovando em suas propostas, a Google recentemente inaugurou um campus com cerca de 90 mil painéis solares. Dessa vez, a nova estrutura de painéis segue um modelo único, em formato de “escamas de dragão”.

De acordo com a gigante da informática, o campus nomeado Bay View —, situado no estado da Califórnia, nos EUA —, poderá gerar aproximadamente 7 MW (megawatss) de potência, quantidade equivalente para abastecer 40% da energia necessária dos novos escritórios.

Como Funcionam os Painéis Solares em Formato de Escamas de Dragão?

Energia Solar, noticias EUA

O projeto dos painéis solares em formato de escamas de dragão foi assinado pelo engenheiro e arquiteto Asim Tahir, também líder distrital e de energia renovável do Google. 

O profissional explica que o objetivo inicial era maximizar a quantidade de energia solar que o empreendimento poderia capturar durante o dia. Dessa forma, pensaram além dos modelos tradicionais, equilibrando conceitos de função de espaço e formato. 

Energia Solar, noticias EUA
Com quase 7 Megawatts de potência instalada, os painéis solares serão capazes de suprir até 40% do consumo elétrico do Bay View

Chegaram a ideia de escamas de dragão, pois são capazes de capturar a luz sob vários ângulos diferentes e, assim, gerar energia por um período prolongado do dia.

“O telhado solar é o resultado de anos de desenvolvimento de produtos, colaboração de muitos parceiros e análise de protótipos de fabricantes de toda a Europa. Não foi fácil”, explicou Asim em entrevista para o portal Fast Company.

O novo campus Bay View com painéis solares em formato de escamas de dragão é dividido em espaços para reuniões, colaborações em equipe e espaços com isolamento de som, para que os funcionários estejam mais focados durante o expediente

Com quase 7 Megawatts de potência instalada, os painéis solares serão capazes de suprir até 40% do consumo elétrico do Bay View, o qual também será atendido por usinas eólicas instaladas próximas ao campus.

Dessa forma, até 90% da eletricidade consumida no empreendimento poderá ser atendida por essas fontes de energia renováveis, segundo comunicado do Google.

Mais Além do Campus com Painéis Solares em Formato de Escamas de Dragão

Energia Solar, noticias EUA

Ainda segundo Tahir, o novo campus Bay View com painéis solares em formato de escamas de dragão é dividido em espaços para reuniões, colaborações em equipe e espaços com isolamento de som, para que os funcionários estejam mais focados durante o expediente.

O local foi construído a partir de um pedido dos próprios funcionários da empresa e também conta com outras soluções sustentáveis, além dos painéis solares. Uma delas, por exemplo, é a utilização de um sistema geotérmico que ajuda a aquecer e resfriar o campus. 

Energia Solar, noticias EUA
Energia Solar, noticias EUA

Com a iniciativa é possível reduzir a quantidade de água normalmente usada para o resfriamento do ambiente em 90%, o que equivalente a quase 20 milhões de litros de água por ano, segundo o Google. Parte da água é utilizada para regar as plantas do jardim.

Além de gerar eletricidade no campus, os painéis solares em formato de escamas de dragão protege as instalações de eventos climáticos e permitem que luz natural entre nos escritórios.

Voltz Lança Primeiro Triciclo Elétrico De Produção 100% Brasileira

Trem Turístico Movido a Energia Solar Ligará Argentina a Machu Picchu

Startup Americana Cria Casa Auto-Suficiente Modular Que Não Usa Combustíveis Fósseis