É verdade que o ar-condicionado pode ser uma necessidade em dias quentes, especialmente em locais onde as temperaturas são elevadas. No entanto, como você mencionou, o uso excessivo de aparelhos de ar-condicionado pode ter um impacto negativo no meio ambiente devido às emissões de gases de efeito estufa.
Felizmente, existem alternativas mais acessíveis e ambientalmente amigáveis que podem ajudar a reduzir o uso de ar-condicionado tradicional.
Dois pesquisadores da Universidade do Colorado, Ronggui Yang e Xiaobo Yin, criaram uma película que pode refrigerar ambientes sem o uso de gás refrigerador ou energia elétrica. A película é feita de polimetilpentano, um plástico transparente encontrado no comércio, e vem com adição de pedrinhas de vidro, além de ser revestida com prata em apenas um dos lados, com uma espessura de 50 milionésimos de metro.
Como funciona a película?
O filme atua no processo de filtragem dos raios solares que incidem sobre a atmosfera da Terra. A atmosfera permite que alguns comprimentos de onda vermelha, que trazem o calor, escapem para o espaço sem obstáculos. O que os cientistas Yan e Yin fizeram foi a conversão do calor indesejado em radiação infravermelha no comprimento exato de onda que o planeta manda de volta.
Quando a película é colocada sobre um telhado, o lado prateado fica do lado de baixo. Assim, a luz solar é refletida pelo lado prateado através do plástico, o que impede o aquecimento do ambiente. Além disso, o calor interno também é liberado para a atmosfera.
O poder de refrigeração da película chega aos 93 watts por metro quadrado. À noite, sua capacidade é ainda maior. De acordo com os pesquisadores, cerca de 20 m² do filme são suficientes para manter a temperatura de uma casa comum em 20°C em um dia em que os termômetros marcam 37°C.