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Pesquisadores Montam Fusca Elétrico no Brasil Com 150 Km de Autonomia

De acordo os pesquisadores o fusca elétrico foi equipado com computador de bordo e kit conversão
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Com os nada atraentes preços dos combustíveis fósseis, somos levados a diminuir a emissão de CO² na atmosfera. Felizmente, alternativas sustentáveis como o fusca elétrico são desenvolvidas por pesquisadores para se perpetuarem atitudes que protejam o meio ambiente.

Criado por pesquisadores da empresa de tecnologia Fueltech, situada no estado do Rio Grande do Sul, o icônico veículo da Volkswagen foi transformado em elétrico, a fim de estudar uma possível implementação de “kits de conversão” em veículos a combustão, a fim de torná-los elétricos.

Características do Fusca Elétrico

Mobilidade, noticias Fusca

O fusca elétrico, modelo 77, teve sua bateria nativa dividida em duas partes. Dois terços do objeto se encontram sob o capô, na frente do veículo. Já o restante da bateria está localizada atrás do banco traseiro, muito próxima ao motor e a tração, seguindo a tradição do carro.

A recarga do veículo é lenta (em corrente alternada), sendo necessárias cerca de 9 horas para alcançar a carga total. Porém, são o suficiente para oferecer ao veículo autonomia de 150 km.

“Esse veículo [ainda] não tem implantado nele um carregador rápido. A bateria permite que, no mínimo, a gente diminua pela metade esse tempo de recarga, mas é uma questão de componentes que precisam ser trocados. Como estamos em fase de desenvolvimento, ainda não chegamos a essa fase”, afirma Fabiano Isoton, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Fueltech. 

Bateria do fusca elétrico

Sua bateria tem 2 kWh com uma tensão de 130 volts, sendo assim, seu motor é capaz de gerar 66 cv de potência e 13,2 kgfm de torque. Essas especificação ultrapassam os modelos antigos, batendo a média dos Fuscas 1600 que possuiam 67 cv de potência e14 kgfm de torque.

Diferente de outros modelos eletrificados, o fusca elétrico permaneceu com o câmbio manual, porém, com um funcionamento um pouco diferente: como os giros do motor elétrico é mais rápido do que motores a combustão, não é necessário mudanças frequentes de marcha, sendo preciso somente em momentos de subida íngreme.

Homem dirigindo um fusca elétrico

“No dia a dia, deixamos uma marcha engatada e basicamente precisamos frear e acelerar. Apesar de o câmbio ser manual, o funcionamento é como se fosse automático. Você engata a marcha parado, antes de ligar, e depois precisa apenas acelerar”, explica Fábio.

Com isso um ponto positivo do automóvel é seu ruído, ou melhor, a falta dele. De acordo com o gerente de pesquisa, o fusca o motorista escuta somente os barulhos do banco do carro, já que o barulho do motor não existe.

Outra característica marcante do fusca elétrico é a presença de um computador de bordo digital no painel. O equipamento tem como função consultar informações como a autonomia da bateria, nível de carga e a velocidade atual.

Vantagens de Mais Veículos como o Fusca Elétrico

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Em relação ao custo, o fusca elétrico é um automóvel bastante econômico. Isso porque o gasto para cada quilômetro rodado com o carro é de R$ 0,17. Isso significa que “completar o tanque” do Fusca elétrico custa aproximadamente R$ 25,50. Bem menos do que encher o tanque de gasolina de qualquer automóvel nos dias atuais.

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Segundo Erwin Werner Teichmann, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e um dos participantes do projeto, converter carros a combustão para modelos eletrificados seria uma grande economia aos cofres públicos.

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Além disso, a medida é um atitude sustentável: veículos com essa tecnologia não são poluentes, já que armazenam a energia em baterias ou células a combustível.

Com 5 anos completos da iniciativa do kit de conversão, os idealizadores do projeto afirmam que o objetivo inicial é ampliar as possibilidades de transporte na região da Grande Florianópolis. No futuro, almejam tornar a frota veículos públicos, como ônibus e viaturas das forças de segurança, em elétricos.

Redação EkkoGreen

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