Projeto Recicla Plástico Utilizando Energia Solar Em Containers

Espécies de “fábricas portáteis” que recicla plástico buscam através da energia solar diminuir a poluição no mundo.

O grande dilema do plástico descartável é que o utilizamos por minutos, mas demoram-se séculos para que ele desapareça. Este, infelizmente é um problema que está longe de terminar, mas, felizmente, existem ideias que podem auxiliar na diminuição do problema: um container que recicla plástico com energia solar.

Essas “fábricas portáteis” têm como objetivo reciclar plásticos descartáveis de forma a transformá-los em outros produtos. E sempre utilizando a energia vinda do sol.

Como o Container Recicla Plástico Energia Solar?

O projeto que recicla plástico se chama Circular Economy Manufacturing (que na tradução é algo como fábrica de economia circular) e já tem o seu primeiro produto extraído da reciclagem: a vasilha BioCyclr.

O processo se dá de maneira bem simples, podendo ser acompanhado do lado de fora do pequeno container, pois tem paredes de vidro. Na parte de cima da estrutura, painéis solares alimentam as baterias do maquinário, que estão localizados na parte externa.

Com isso, o plástico é cortado em pequenos pedaços no triturador. Em seguida, são lavados e secos em outra parte do maquinário. Depois dessa etapa, os pequenos flocos de plástico são derretidos e moldados para dar forma a outros objetos, como vasilhas de plástico.

O responsável pelo projeto que recicla plástico, o designer americano Baren Troth está, atualmente, buscando por investidores para haver meios de aumentarem as pequenas fábricas de reciclagem. De acordo com Troth, uma campanha online foi feita, mas, infelizmente não atingiram a meta necessária.

Leia Também

No post here!