fbpx

Reciclagem de Bitucas de Cigarro é Realizada em Projeto do Litoral Paulista

Através de coletores e cinzeiros móveis a reciclagem de bitucas de cigarro conseguiu reunir 2,5 kg de lixo tóxico

Infelizmente, bitucas de cigarro somam a maioria no descarte indevido em praias brasileiras. Para combater isso, um projeto do litoral paulista promove a reciclagem de bitucas de cigarro por meio de coletores e cinzeiros móveis.

A ideia inovadora se deu através da parceria da empresa Bem Bolado (de produtos de tabacaria sustentáveis), Poiato Recicla (primeira usina de reciclagem de cigarros do Brasil) e a empresa de soluções sustentáveis Flow Sustentável.

Como Funciona o Processo de Reciclagem de Bitucas de Cigarro

O processo de reciclagem de bitucas de cigarros se inicia nas próprias praias pelas caixas coletoras de bitucas e os totens com ‘cinzeiros de praia’

O processo de reciclagem de bitucas de cigarros se inicia nas próprias praias pelas caixas coletoras de bitucas e os totens com ‘cinzeiros de praia’ espalhados nas cidades de Ubatuba (centro, pista de skate, Itamanbuca e Itaguá) e São Sebastião (Camburi, Maresias e Juréia).

Após a coleta, os resíduos são encaminhados para a usina de reciclagem da Poiato Recicla, de onde são retiradas todas as substâncias tóxicas e separadas as fibras de celulose, transformado-as em uma espécie de “massa celulósica”. 

A Poiato Recicla é a primeira e única usina de reciclagem de bitucas de cigarro do país, com tecnologia totalmente brasileira

Esse conteúdo é moldado para produzir folhas de papel que, por sua vez, são utilizadas para fabricar produtos como embalagens, blocos e cadernos.

“A parceria da Bem Bolado com a Poiato Recicla é algo que veio para somar na sensibilização dos fumantes sobre o encaminhamento correto das bitucas de cigarros, com a transformação deste resíduo em papel artesanal”, conta Tatiana Araújo, da Flow Sustentável.

Em somente um mês de projeto (dezembro de 2021), foram coletadas cerca de 6 mil bitucas de cigarros para serem recicladas. Com essa quantidade coletada, mais de 3 mil litros de água foram polpados da contaminação das substâncias tóxicas das bitucas. Em conjunto ao poder público do litoral paulista, o projeto continua em 2022.

Sustentabilidade Acerca da Reciclagem de Bitucas de Cigarro

noticias, Reciclagem Litoral Paulista

De forma inovadora, a Poiato Recicla é a primeira e única usina de reciclagem de bitucas de cigarro do país, com tecnologia totalmente brasileira desenvolvida por pesquisadoras da UnB (Universidade Federal de Brasília).

Já a Flow Sustentável, além da oferta de soluções em sustentabilidade (como telhados verdes, aquecedor solar, placas fotovoltaicas, captação para água de chuva, etc), realiza consultorias para toda a população que vão ao encontro do ‘agir de forma ecologicamente responsável’.

Em conjunto a tabacaria Bem Bolado, as empresas pretendem colaborar com o desenvolvimento consciente e sustentável da população, construindo um mundo que valorize o legado para o futuro. 

Novo Campus da Google Tem Painéis Solares em Formato de Escama

Cooler Ecológico é Criado Para Substituir Caixa de Isopor

Japoneses Criam Scooter Elétrica Com Espaço Para Pets