Turbinas Eólicas Sem Pás São Criadas Por Startup Espanhola

Turbinas eólicas sem pás podem revolucionar usinas eólicas e mudar o mundo da energia renovável

As pesquisas para desenvolvimento e otimização de energias limpas não param de surgir, tanto, que o setor de energia eólica acaba de ganhar um novo capítulo que promete revolucionar: turbinas eólicas sem pás

David Yáñez, cofundador da startup Vortex Bladeless, é o inventor das turbinas eólicas sem pás: peças verticais esguias e simples que, em vez de girar, oscilam para coletar a energia cinética do vento. 

De acordo com Yáñez, o aparato transforma essa energia em eletricidade a aproximadamente 30% do custo das fontes convencionais de energia eólica.

“O que queremos é tentar encontrar um nicho que não seja devidamente coberto pela energia eólica convencional”, disse Yáñez, ao lado de um protótipo de turbina, montado na zona rural perto de Ávila, Espanha, onde a Vortex tem sua base.

O Início do Projeto Turbinas Eólicas Sem Pás

Como estudante de engenharia em 2012, Yáñez assistiu a um vídeo do colapso da ponte Tacoma Narrows no estado de Washington em 1940. 

Ele teve a inspiração para as turbinas eólicas sem pás ao ver a maneira como a ponte malfadada oscilava em uma tempestade.

Anos depois, em 2015, a Vortex Bladeless nasceu e, desde então, Yáñez e sua equipe têm trabalhado para desenvolver a turbina sem pás com a esperança de comercializá-la. 

O seu desenho original evoluiu e atualmente trabalham com protótipos de 2,75 metros e 85 centímetros, que se destinam a ser utilizados em centros urbanos.

Como a Turbina Funciona?

As turbinas eólicas sem pás Vortex Bladeless podem ser usadas sozinhas ou em conjunto com painéis solares. O aparato não possui engrenagens, freios, rolamentos ou eixos. Não precisa de lubrificação e não possui peças que possam ser desgastadas pelo atrito. 

Por ser muito leve e ter o centro de gravidade mais próximo do solo, os requisitos de ancoragem ou fundação foram reduzidos significativamente em comparação com as turbinas comuns, facilitando a instalação.

Durante o dia e quando não há muito vento, os painéis solares podem fornecer energia. À noite, quando o vento aumenta, as turbinas eólicas sem pás podem entrar em ação para fornecer energia 24 horas. 

Essa inovação também não produz ruído e não requer muita manutenção em comparação com as turbinas eólicas tradicionais. Redução de impacto visual e menos efeitos sobre vida selvagem também estão na lista.

Futuro das Turbinas Eólicas Sem Pás

Para o futuro, Yáñez espera implantar o aparato em cidades remotas que geralmente não têm acesso a este tipo de tecnologia.

“Esperamos oferecer às pessoas a possibilidade de colher o vento que passa sobre seus telhados ou através de jardins e parques, com dispositivos mais baratos de instalar e mais fáceis de manter do que as turbinas eólicas convencionais”, diz.

Além disso, a longo prazo, a esperança de Yáñez é que sua invenção também possa ser usada na indústria eólica offshore. Essa tecnologia pode ter uma vantagem pelo fato de não possuir elementos que possam enferrujar pela umidade ou pelo sal, e talvez esse espaço seja o mais adequado para isso.

Atualmente a Vortex Bladeless foi aprovada pela Equinor (empresa estatal de energia da Noruega), que incluiu a pequena empresa como uma das dez startups mais interessantes do mundo no setor de energia limpa.

Leia Também

No post here!