O setor de combustíveis e energia elétrica, têm deixado o consumidor brasileiro em maus lençóis nos últimos meses. Ainda assim, em meio a crise financeira do país, houve um reflexo positivo: o aumento na compra de carros elétricos.
Segundo Thiago Sugahara, vice-presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em alguns quesitos as vantagens pelo carro movido a energia são maiores, principalmente no custo da quilometragem.
O Aumento da Venda de Carros Elétricos
De acordo a análise do Registro Nacional de Veículos Automotores de janeiro a outubro de 2021, feito pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o consumidor entendeu que a mobilidade elétrica é uma alternativa vantajosa e econômica, mesmo com o preço elevado do setor de energia elétrica.
Ao todo, a venda destes automóveis cresceu 74% no primeiro semestre desse ano. Além disso, só até agosto, foram mais de 20 mil emplacamentos em carros elétricos (com uma diferença de quase 70%, se comparado a quantidade no mesmo período em 2019).
No ano anterior, a venda, tanto de carros elétricos quanto híbridos, atingiu 1% do total. Em compensação, em abril de 2021, a quantidade de vendas chegou a ser três vezes maior.
Segundo a ABVE, existe uma expectativa de que sejam superados cerca de 30 mil emplacamentos de novos veículos elétricos até o final do ano. O país tem conseguido ótimos resultados, ainda que tímidos pelos preços salgados (estes automóveis estão na faixa dos R$ 150 mil).
Ainda assim, carros elétricos podem ser 75% mais econômicos do que um modelo movido à combustão. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o custo médio da energia está R$0,87 pelo kWh e o litro da gasolina, a R$6,237.
Adaptação Para Os Carros Elétricos
Com o grande crescimento dos carros elétricos no Brasil, há também um aumento da malha de recarga automotiva (com toda a infra-estrutura necessária para isso), ainda que a passos lentos.
A quantidade de pontos públicos e semipúblicos para recarga veicular mal ultrapassa os 840. E da pouca quantidade, mais de 90% deles não oferecem nenhum tipo de conectividade: não há um aplicativo que informa ao usuário se o aparelho está ocupado, por exemplo.
Por outro lado, Grupo Carrefour Brasil, por meio da sua unidade imobiliária, o Carrefour Property, instalou estações com carregadores elétricos em diversos shoppings da capital paulista, provando que o cenário está invertendo.