fbpx
Continua após a publicidade..

Turbina Hidrocinética Utiliza Fluxo de Água Para Gerar Energia

Criada por uma empresa canadense, turbina hidrocinética produz cerca de 10 kWh de energia ao dia
Continua após a publicidade..

É sempre muito benéfico para o planeta encontrar fontes limpas e renováveis de energia. Pensando nisso, uma empresa canadense inovou ao projetar uma turbina hidrocinética que gera eletricidade com a força da água.

De acordo com a empresa especialista em energia limpa e renovável Idénergie (situada em Québec, Montreal), o aparato é portátil e pode fornecer energia tanto para regiões remotas como para casas móveis.

Como Funciona a Turbina Hidrocinética Canadense?

Energia, noticias Canadá

Uma vez que a turbina hidrocinética está submersa no leito do rio, ela começa a gerar eletricidade a partir do fluxo natural do rio. A corrente de água leva a um movimento giratório na turbina, ativando seu gerador elétrico (que por sinal, é 100% à prova d’água). 

Logo, a energia aproveitada se transforma em eletricidade por meio de um conversor inteligente integrado.

Graças ao projeto de baixa manutenção da turbina hidrocinética, ela pode funcionar mesmo em fluxos de baixa velocidade e profundidades rasas.
Energia, noticias Canadá
Energia, noticias Canadá

O dispositivo pode produzir diariamente até 12 kWh, potência suficiente para atender às necessidades energéticas de uma pequena casa.

Mesmo em sua capacidade mínima, a turbina pode gerar eletricidade suficiente para alimentar dispositivos elétricos básicos em residências — como TV, computador, geladeira e iluminação em geral.

A produção de energia da turbina hidrocinética garante cerca de 50% de economia no custo anual de manutenção, se compararmos com o mesmo custo de outros geradores movidos a gasolina.

No entanto, em sua velocidade máxima, a turbina pode gerar eletricidade equivalente a cerca de 10 painéis solares com capacidade de energia de 250 watts. Se houver necessidade de potência ainda maior, é preciso instalar várias turbinas e conectá-las ao mesmo banco de baterias.

Graças ao projeto de baixa manutenção da turbina hidrocinética, ela pode funcionar mesmo em fluxos de baixa velocidade e profundidades rasas. 

Além disso, o conversor integrado oferece muitos outros recursos adicionais, como otimização de energia constante, turbina de partida automática, freio de emergência e recursos de monitoramento remoto.

Como se Deu a Turbina Hidrocinética Canadense?

Energia, noticias Canadá

Com a criação da turbina hidrocinética, a Idénergie tinha como objetivo criar um dispositivo de pequeno porte baseado em princípios bioclimáticos, de forma a suprir as necessidades de uma casa pequena. 

Continua após a publicidade..

Considerando vários estudos sobre ecossistemas e turbinas, a empresa decidiu utilizar turbinas de vários tipos. O que torna este tipo de turbina tão especial é que não causa nenhum dano à vida marinha.

Os materiais usados ​​para fazer este dispositivo são de natureza renovável — como o alumínio — tornando o dispositivo fácil de reciclar depois que não for mais necessário para outras operações. 

Além disso, a produção de energia da turbina hidrocinética garante cerca de 50% de economia no custo anual de manutenção, se compararmos com o mesmo custo de outros geradores movidos a gasolina. Um investimento lucrativo e sustentável, não é mesmo?

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.