fbpx
Continua após a publicidade..

Startup Americana Cria Casa Auto-Suficiente Modular Que Não Usa Combustíveis Fósseis

Casa auto-suficiente modular é totalmente sustentável, gerando (e armazenando) mais energia do que consome.
Continua após a publicidade..

Você já pensou em ter uma casa sustentável que produz a própria energia? Uma arquiteta americana conseguiu esse feito, projetando uma casa auto-suficiente modular que reúne, design, inovação e responsabilidade ambiental. 

Para dar cabo ao projeto, a arquiteta Sasha Jokic fundou a startup Cosmic, cujo objetivo é projetar edificações de diversos tamanhos através de um sistema diferente de construção, onde todas as casas geram mais energia que consomem, como a recém-criada Cosmic ADU.

Processo de Construção da Casa Auto Suficiente Modular

Arquitetura Sustentável, noticias EUA

A casa auto-suficiente modular Cosmic ADU é um modelo com somente um andar e 33 metros quadrados. Possui um banheiro e uma área aberta conjunta para quarto, cozinha e sala. 

Geralmente, a startup cria suas unidades “pré-fabricadas padronizadas” — chamadas quadro ou chassi —, com partes feitas em uma fábrica e outros componentes construídos no local de montagem da estrutura.

Os chassis vêm em diferentes tamanhos – variando de 1,7 a 4,1 metros quadrados – combinados para formar estruturas de escalas variadas. “O chassi é excepcionalmente forte para maior desempenho estrutural e altamente adaptável para acomodar uma ampla variedade de layouts domésticos”, disse Jokic.

Arquitetura Sustentável, noticias EUA
Arquitetura Sustentável, noticias EUA

Ele é feito de metal e madeira. As vigas, juntas e decks são fabricadas com chapas finas de metal e tubos, enquanto outros elementos estruturais, são feitos de madeira de origem sustentável. O telhado é de metal com “costura” permanente.

Os componentes pré-construídos em fábrica, são colocados em contêineres e, depois, transportados para o local por caminhões. O peso máximo de um chassi é de 272 kg, tornando-o relativamente fácil de descarregar e montar. 

A casa auto-suficiente modular foi projetada para gerar sua própria energia
Arquitetura Sustentável, noticias EUA
Arquitetura Sustentável, noticias EUA

“Ao contrário de outras empresas de que entregam chassis grandes e volumosos pré-montados, tornando-os caros e difíceis de enviar, a Cosmic está transportando cada chapa que forma o chassi como um pacote plano em uma mesa de tamanho pequeno”, disse Jokic.

Além disso, também são entregues no local o forro do telhado, paredes de fachada e interiores. As portas e janelas de vidro triplo são fixadas manualmente usando o “sistema de marcenaria de encaixe” da Cosmic.

“Nós conduzimos melhorias significativas de custo e desempenho no chassi, deixando componentes mais baratos e simples, como paredes e acabamentos, para serem feitos por construtores profissionais no local, da maneira relativamente econômica que eles já fazem”, explica.

Características Sustentáveis da Casa Auto-Suficiente Modular

Outras ideias de construção revolucionárias incluem uma casa auto-suficiente modular com quintal completamente personalizada (criada usando algoritmos de computador)

Além de ser construída com menos desperdício do que os métodos convencionais, a casa auto-suficiente modular foi projetada para gerar sua própria energia usando o mínimo de energia e sem combustíveis fósseis. E mais, ela pode gerar energia extra, que por sua vez, é armazenada e redistribuída.

“Desenvolvemos uma plataforma doméstica única e auto-alimentada que nos permite construir casas neutras em carbono, saudáveis ​​e incrivelmente eficientes, de forma rápida e com baixo custo”, disse a empresa.

Arquitetura Sustentável, noticias EUA
Arquitetura Sustentável, noticias EUA

As unidades para cozinhas são equipadas com bancadas de quartzo e armários premium. Os chassis para banheiros têm paredes de chuveiro com azulejos e acessórios de alta qualidade. Outros recursos incluem LEDs de alta eficiência, um termostato inteligente e um aplicativo de acompanhamento para monitorar o uso de eletricidade.

Entre os artifícios para minimizar o consumo de energia da casa auto-suficiente modular, estão ferramentas como o isolamento contínuo e janelas e portas herméticas. Por isso, todos os chassis vêm com sistemas pré-montados para mecânica, engenharia e encanamento, que incluem uma bateria de tamanho considerável para armazenamento de energia térmica e de íons de lítio.

Continua após a publicidade..

Além disso, alguns deles são equipados com um painel solar no telhado que pode gerar de sete a 20.000 kWh por ano. A equipe prevê que a energia extra seja armazenada e, depois, distribuída para o restante da casa ou para um veículo elétrico.

Arquitetura Sustentável, noticias EUA

A Cosmic está atualmente alojada no Autodesk Technology Center em San Francisco, onde produzirá os módulos de chassi para seu primeiro lote de residências. Atualmente, leva de quatro a seis meses para construir e entregar uma casa auto-suficiente modular.  

Outras ideias de construção revolucionárias incluem uma casa auto-suficiente modular com quintal completamente personalizada (criada usando algoritmos de computador) e unidades hoteleiras “nômades”, pré-fabricadas e destinadas a serem movidas. O objetivo final da Cosmic é transformar a indústria da construção.

“Nossas casas estão mudando, sendo menores, práticas e sustentáveis. O aquecimento climático e a pandemia global remodelaram nosso estilo de vida e, por isso, não vamos retroceder”, finaliza a arquiteta.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.