Uma startup dos EUA, a Accelerate Wind, está inovando na indústria de energia renovável com um modelo de negócio que poderia permitir a adoção massiva de turbinas eólicas em telhados. A empresa propõe a união da experiência da indústria solar para ajudar a reduzir o custo das instalações de turbinas eólicas em telhados, um conceito que atraiu a atenção do Departamento de Energia dos EUA.
O desafio no campo das pequenas turbinas eólicas é desenvolver uma maneira econômica de colher energia de ventos mais lentos. Com as restrições de proximidade com o solo, as pequenas turbinas precisam extrair o máximo de energia possível do vento disponível.
Para enfrentar esse desafio, a Accelerate Wind desenvolveu uma estratégia que utiliza a experiência da indústria de energia solar e centrada na instalação de turbinas eólicas em telhados de edifícios comerciais onde o espaço para turbinas de solo é escasso.
Um protótipo do sistema de turbina eólica foi instalado em um prédio no campus de Argonne, consistindo de duas partes: um aerofólio de captura de vento que fica pendurado na borda do telhado e um sistema de redução de custos.
Como funcionam as mini turbinas eólicas da Accelerate Wind?
O aerofólio “captura e canaliza o vento que é naturalmente mais rápido na borda do telhado devido às diferenças de pressão entre a face do edifício e o telhado”, explica Argonne. “O vento de maior velocidade é direcionado para a turbina, permitindo um aumento de quatro vezes na potência em comparação com a instalação sem aerofólio.”
Entre as melhorias de redução de custos nas turbinas eólicas descritas por Argonne estão um sistema de armazenamento de energia intermediário a bordo e uma cadeia de fornecimento que aproveita componentes comumente disponíveis.
“Com uma nova configuração de sistema projetada para maximizar a captura e conversão do vento, o protótipo da turbina poderia reduzir os custos de energia eólica em 60% ou mais, tornando a geração eólica nos telhados uma perspectiva econômica”, entusiasma-se Argonne.
A conexão solar no telhado
A nova tecnologia é apenas parte da equação econômica da turbina eólica em telhados. Assim como as licenças, a mão de obra, o marketing e outros “custos indiretos” contribuem significativamente para as despesas gerais de instalação de um painel solar no telhado, eles também são levados em consideração nos projetos de turbinas eólicas nos telhados.
A colocação do aerofólio e da turbina eólica na borda do telhado deixa bastante espaço para painéis solares nos telhados, permitindo que os edifícios colham energia solar durante o dia, enquanto as turbinas eólicas nos telhados mantêm os quilowatts limpos chegando à noite.
Completando o quadro está um sistema modular, semelhante ao implantado pela indústria solar em telhados, que permite aos proprietários de edifícios dimensionar corretamente seus conjuntos de turbinas eólicas.