fbpx
Continua após a publicidade..

Novo Modelo de Negócios Acelera Adoção de Mini Turbinas Eólicas em Telhados

Descubra como a startup Accelerate Wind está mudando o jogo no campo da energia eólica com uma abordagem inovadora. Clique e leia como a união das experiências solar e eólica podem levar a uma revolução energética limpa.
Continua após a publicidade..

Uma startup dos EUA, a Accelerate Wind, está inovando na indústria de energia renovável com um modelo de negócio que poderia permitir a adoção massiva de turbinas eólicas em telhados. A empresa propõe a união da experiência da indústria solar para ajudar a reduzir o custo das instalações de turbinas eólicas em telhados, um conceito que atraiu a atenção do Departamento de Energia dos EUA.

O desafio no campo das pequenas turbinas eólicas é desenvolver uma maneira econômica de colher energia de ventos mais lentos. Com as restrições de proximidade com o solo, as pequenas turbinas precisam extrair o máximo de energia possível do vento disponível.

Para enfrentar esse desafio, a Accelerate Wind desenvolveu uma estratégia que utiliza a experiência da indústria de energia solar e centrada na instalação de turbinas eólicas em telhados de edifícios comerciais onde o espaço para turbinas de solo é escasso.

mini turbinas eólicas

Um protótipo do sistema de turbina eólica foi instalado em um prédio no campus de Argonne, consistindo de duas partes: um aerofólio de captura de vento que fica pendurado na borda do telhado e um sistema de redução de custos.

Como funcionam as mini turbinas eólicas da Accelerate Wind?

O aerofólio “captura e canaliza o vento que é naturalmente mais rápido na borda do telhado devido às diferenças de pressão entre a face do edifício e o telhado”, explica Argonne. “O vento de maior velocidade é direcionado para a turbina, permitindo um aumento de quatro vezes na potência em comparação com a instalação sem aerofólio.”

Entre as melhorias de redução de custos nas turbinas eólicas descritas por Argonne estão um sistema de armazenamento de energia intermediário a bordo e uma cadeia de fornecimento que aproveita componentes comumente disponíveis.

“Com uma nova configuração de sistema projetada para maximizar a captura e conversão do vento, o protótipo da turbina poderia reduzir os custos de energia eólica em 60% ou mais, tornando a geração eólica nos telhados uma perspectiva econômica”, entusiasma-se Argonne.

A conexão solar no telhado

Energia Eólica, noticias

A nova tecnologia é apenas parte da equação econômica da turbina eólica em telhados. Assim como as licenças, a mão de obra, o marketing e outros “custos indiretos” contribuem significativamente para as despesas gerais de instalação de um painel solar no telhado, eles também são levados em consideração nos projetos de turbinas eólicas nos telhados.

Continua após a publicidade..

A colocação do aerofólio e da turbina eólica na borda do telhado deixa bastante espaço para painéis solares nos telhados, permitindo que os edifícios colham energia solar durante o dia, enquanto as turbinas eólicas nos telhados mantêm os quilowatts limpos chegando à noite.

Completando o quadro está um sistema modular, semelhante ao implantado pela indústria solar em telhados, que permite aos proprietários de edifícios dimensionar corretamente seus conjuntos de turbinas eólicas.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

Conheça o Ar Condicionado que Funciona Apenas com Energia Solar

Turbinas Eólicas de Eixo Vertical Que Resistem a Furacões

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.