fbpx
Continua após a publicidade..

Mais Eficiente do Que Baterias? Startup Está Armazenando Energia em Blocos de Concreto

Uma startup que está armazenando energia em blocos de concreto acaba de arrecadar 100 milhões de dólares
Continua após a publicidade..

O preço da energia solar caiu 89% em 10 anos e novos parques eólicos estão sendo construídos tanto em terra quanto no mar (com turbinas cada vez maiores, capazes de gerar cada vez mais energia). Mas simplesmente criar mais capacidade de geração eólica e solar não nos levará muito longe se não tivermos uma maneira econômica e ecológica de armazenar a energia que é produzida.

Como disse Zia Huque, sócia geral da Prime Movers Lab, “Para de fato aproveitar toda a capacidade de energia renovável, o mundo precisa desenvolver sistemas de armazenamento flexíveis e confiáveis ​​para quando o sol não estiver brilhando ou o vento não estiver soprando”.

Energy Vault to build grid-level, gravity-fed battery from a tower of  concrete blocks energia

Uma startup chamada Energy Vault está trabalhando em um método de armazenamento exclusivo e trabalhando em um investimento importante, porque acabou de receber mais de 100 milhões de dólares através de uma rodada de financiamento de Série C na semana passada.

Como funciona o armazenamento de energia?

Este método teve como inspiração em uma bomba hidráulica, que existe desde a década de 1920 e usa a capacidade excedente de geração para bombear a água para um reservatório. Quando a água é liberada, ela flui através das turbinas e gera energia exatamente como nas hidrelétricas tradicionais.

The Energy Vault system, a Dry Gravitational Storage System | Download  Scientific Diagram

Agora imagine o mesmo conceito, mas com blocos pesados ​​e uma torre alta ao invés de água e um reservatório. Quando há um excesso de energia – em um dia ensolarado ou com muito ventoso e uma baixa demanda de eletricidade, por exemplo –, um guindaste mecânico é utilizado para levantar os blocos a uma altura de 35 andares. 

Blocos “pesados”, neste caso, significam 35 toneladas (31.751 kg). Os blocos são feitos de um material composto que usa terra e resíduos encontrados espalhados por diversos locais, que podem incluir qualquer coisa, desde detritos de concreto e cinzas de carvão até pás de turbinas eólicas desativadas (por exemplo, o que resulta em um ciclo completo). 

Gravity Energy Storage Will Show Its Potential in 2021 - IEEE Spectrum

Os guindastes que levantam e abaixam os blocos têm seis braços mecânicos e são controlados por um software personalizado totalmente automatizado. A empresa Energy Vault afirma que as torres terão capacidade de armazenamento de até 80 Megawatts-Hora e poderão gerar de forma contínua de 4 a 8 megawatts durante 8 a 16 horas. Essa tecnologia é mais adequada para um armazenamento de longa duração com tempos de resposta muito rápidos.

Continua após a publicidade..

Zia Huque chamou a Energy Vault de uma verdadeira “inovadora” no que diz respeito à transição para a energia limpa, dizendo que a empresa trouxe uma grande inovação com uma solução transformadora […] projetada para atender à demanda de energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma abordagem mais eficiente, durável e ambientalmente sustentável”.

A empresa lançará sua plataforma EVx nos Estados Unidos no final deste ano, passando a estabelecer contratos na Europa, no Oriente Médio e na Austrália em 2022.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Baterias Sólidas Prometem Triplicar Autonomia de Carros Elétricos

Patrimônio cultural da zona leste de São Paulo: resgate histórico e belezas arquitetônicas

Como o Avião Windrunner Está Moldando o Futuro do Transporte de Energia Eólica

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.