fbpx

Bicicleta Elétrica: Como Funciona, Vantagens e Desvantagens (2022)

Neste artigo vamos te mostrar as como uma bicicleta elétrica funciona, além das vantagens e desvantagens desse meio de transporte. Confira!

Bicicletas elétricas são um meio de transporte turbinado para ajudar os ciclistas a superarem seus limites e buscarem cada vez mais distâncias mais longas em ambientes desafiadores.

Além disso, existem diferentes características, cuidados, vantagens, entre outros detalhes, em diferentes tipos de bicicletas elétricas. Algumas inclusive contam com motor.

Veja abaixo mais informações, neste guia completo de bicicletas elétricas.

Como funcionam as bicicletas elétricas?

O motor bicicleta elétrica é parte fundamental das bicicletas híbridas. Sendo responsável por fazer a pedalada ficar cada vez mais simples. As bicicletas elétricas híbridas funcionam através de um motor movido a bateria que se faz presente para impulsionar a bicicleta. 

Mobilidade blog
Fonte: Loja de Aventura

A bateria é responsável por alimentar o motor e o ciclista a controlar a potência do sistema que gera energia usando um controlador localizado no guidão. 

Existem duas formas que a potência é transferida de seu sistema de acionamento para a bicicleta: o controle do acelerador e o sistema eletro-assistido a pedal. No sistema eletro-assistido a pedal, o ciclista controla a quantidade de ajuda que o sistema vai fornecer, entrando em ação apenas quando você trabalha.

Já o motor funciona amplificando a potência das pedaladas, trazendo uma sensação mais leve para pedalar, facilitando o movimento e o percurso. E mesmo que a bateria acabe, esse tipo de bicicleta permite que o ciclista a utilize como uma bicicleta convencional. 

Entretanto, alguns fatores contribuem para que a bicicleta gaste mais bateria, como o peso que está carregando, direção do vento e o terreno.

Qual a velocidade das bicicletas elétricas híbridas?

A velocidade média das bicicletas elétricas híbridas depende da construção e capacidade do motor elétrico, bem como das regras que regulamentam os limites de velocidade por lei. Em linhas gerais, a maioria das bicicletas elétricas do Brasil, tem uma velocidade máxima de até 25 Km/h. Já outros modelos oferecem motores que permitem uma velocidade de até 45 km/h.

velocidade bicicleta elétrica

É claro que a bicicleta pode ultrapassar facilmente essa velocidade. Porém, geralmente, o motor é desativado deixando a bicicleta funcionando como um bicicleta convencional, onde o próprio ciclista controla a velocidade.  

Já em velocidades menores que o indicado, a velocidade depende do equipamento que está usando, do quanto o ciclista pedala e o nível de assistência da parte elétrica. Níveis mais altos vão ajudar a fornecer mais assistência, tornando a bicicleta mais potente com menos ação empregada. Já o contrário, faz o ciclista ter que fazer mais força, contribuindo com o torque de forma bastante direta.

Benefícios das bicicletas elétricas

Existem diferentes bicicletas elétricas com diferentes características. Dessa forma, podemos afirmar que existe uma bicicleta para cada um. Independente de ser sua primeira bicicleta, estar se recuperando de lesão, tentando acompanhar um grupo de ciclistas mais experientes  ou apenas buscando divertimento. 

bicicleta elétrica

As bicicletas elétricas facilitam as subidas, permitindo carregar cargas mais pesadas, além de ajudar a diminuir as viagens feitas de carro e moto.

Além disso, existem os mesmos benefícios que uma bicicleta convencional. Desse modo, as bicicletas elétricas ajudam para praticar exercícios, passar mais tempo ao ar liver e se livrar de engarrafamentos.

Vantagens e Desvantagens

A principal vantagem da bicicleta elétrica sobre a bicicleta comum é sua praticidade. Isso permite que você use quase todos os veículos ecologicamente corretos. para uma movimentação fácil e rápida pela cidade. Para quem tem limitações físicas ou não quer suar para trabalhar, a bicicleta elétrica desempenha um papel especial na mobilidade urbana.

Mobilidade blog

Criando independência de carros e transportes públicos, além de ncentivar a atividade física ao mesmo tempo que é um excelente aliado na subida.

Sem recontar que não emite gases poluentes nas áreas urbanas. Pode contar com assistência elétrica e requer menos esforço de pedalada, tornando mais seguro para as pessoas percorrerem distâncias um pouco maiores.

Problemas

Deve-se levar em conta a poluição indireta gerada pela bicicleta elétrica na geração de energia elétrica para sua utilização, além da sua fabricação e descarte, e nesses casos as baterias são o principal problema. Mesmo assim, os efeitos positivos para o meio ambiente ainda levam vantagem, já que uma ebike tem um impacto ambiental muito menor que os automóveis convencionais.

As baterias, antes feitas de chumbo e ácidos, estão sendo substituídas pelas de íons de lítio, que além de serem mais duradoras (possuem normalmente entre 400 e 2000 ciclos de recarga), são bem menos tóxicas e podem ser recicladas.

Sem contar que novas tecnologias para fazer baterias com maior longevidade e menor impacto de descarte estão sendo desenvolvidas a cada dia. E não podemos esquecer dos modelos de bicicleta elétrica movidos a energia solar.

Bateria de chumbo ou de lítio para sua bicicleta elétrica?

Existem dois tipos de baterias utilizadas em bicicletas elétricas, o chumbo ou o lítio. Onde as de lítio são significativamente mais leves que as de lítio. E as vantagens das baterias de lítio não param por aí. Uma bateria de lítio pode ser carregada em aproximadamente 8 horas. Já as baterias de chumbo, tem como problema, o fato de precisarem de uma nova recarga mesmo que ainda possuam energia.

bateria bicicleta elétrica

Uma vez que sua capacidade de manter energia é mais limitada e se não for usada entre períodos menores que seis meses, corre o risco de se tornar uma bateria inútil, sem capacidade de segurar energia.

Independente da bateria, uma das vantagens é poder retirar as baterias e carregá-las isoladamente. De maneira geral, uma bicicleta elétrica completamente carregada tem cerca de 40 km de autonomia. Inclusive, alguns modelos contam com controlador de bateria do guidão, ajudando a mostrar o tempo de energia que ainda consta na bateria.  

Bicicletas elétricas híbridas

São bicicletas que contam com motor, baterias elétricas e funcionam também no pedal. Dessa forma, elas possibilitam ir mais longe, ao mesmo tempo que tem uma autonomia muito maior. 

Além disso, o ciclista poderá usá-la como uma bicicleta convencional, caso acabe a carga. Vamos explicar um pouco melhor essa categoria de bicicleta elétrica.

Como cuidar da sua bicicleta elétrica?

Uma bicicleta elétrica não precisa de muitos cuidados. Entretanto alguns pontos precisam ser cuidados, como é o caso da bateria e do motor nas bicicletas elétricas híbridas. Dessa forma, esses pontos sensíveis precisam ser cuidados com um pouco mais de cautela. Porém, nada de outro mundo, apenas cuidados básicos.

Como levar regularmente em um mecânico de bicicletas qualificado, que posso cuidar bem dos sistema de transmissão da bicicleta elétrica. Além disso, limpar a bicicleta elétrica após seu uso, vai ajudar a manter a longevidade do produto.

Como pedalar uma bicicleta elétrica?

A bicicleta elétrica vai ajudar no processo de pedalar. Dessa forma, é possível pedalar mais e cansar menos que comparado a uma bicicleta convencional. Desse modo, os percursos ficam muito mais simples e seguros contando com uma bicicleta elétrica. Afinal, garante uma ajuda extra na hora de pedalar e se deslocar..

Ao mesmo tempo que garante um transporte ecologicamente correto e saudável para o corpo, sem ter que passar por um grande desafio.

Outros tipos de bicicletas elétricas

Veja abaixo mais dois tipos de bicicletas elétricas.

Bicicletas elétricas de estrada

As bicicletas elétricas de estrada são bikes voltadas para estradas. Dessa forma, elas ajudam a andar mais rápido e percorrer quilômetros extras.  Além é claro, de dar aquele impulso extra em subidas e colinas.

Mountain bikes elétricas

Mountain bikes elétricas são perfeitas para trilhas e caminhos sinuosos. Dessa forma, é a bicicleta elétrica mais rústica. É bastante útil contar com um sistema eletrificado, ajudando a encarar subidas e servir como sendo seu transporte próprio.

As pessoas também perguntam

🚲 Quanto tempo dura bicicleta elétrica?

bateria tem uma vida útil de aproximadamente 800 ciclos de carregamento, o que representa uma vida útil de média de 3 anos para quem usa diariamente a bike. 

🚲 Quantos km faz uma bicicleta elétrica?

Geralmente, ela pode ter uma duração de aproximadamente 800 ciclos e, com uma carga, percorre de 30 a 60 quilômetros.

🚲 Precisa de CNH para andar de bicicleta elétrica?

Para dirigir uma bicicleta motorizada a combustão de até 25 cilindradas ou elétrica com uma potência máxima de até 350 watts, o veículo deverá estar emplacado, e o ciclista precisará da Autorização para Condução de Ciclomotores (AAC) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Usinas de Energia Solar Atraem R$ 4 bilhões em Investimentos no Tocantins

Kits de Eletrificação Serão Fornecidos Pela General Motors

Bicicleta Elétrica: Como Funciona, Vantagens e Desvantagens (2022)