Bicicleta Elétrica Com Motor de Portão É Criada Por Inventor Brasileiro

Em fase de protótipo, a bicicleta elétrica funciona através de motor de portão instalada na garupa do veículo.

O youtuber e inventor brasileiro Professor Pardal criou um aparato um tanto quanto “ousado”, impregnado de criatividade e, porque não, uma pitada de humor: uma bicicleta elétrica que funciona a partir do motor de um portão eletrônico.

Ainda em fase de protótipo, a invenção conta com o motor de portão eletrônico instalado na garupa de uma bicicleta normal.

Como Funciona a Bicicleta Elétrica do Professor Pardal?

A bicicleta elétrica do professor Pardal funciona através da tração produzida por uma correia, que por sua vez, se prende ao eixo traseiro do veículo, gerando a movimentação necessária para que a bicicleta de locomova.

De acordo com o professor, esse experimento não se deve fazer sem o conhecimento técnico necessário. Isso porque o motor do portão eletrônico produziu mais torque (força motriz que causa o movimento giratório da roda) que o esperado, o que pode ser bastante perigoso para um leigo pilotar a bicicleta elétrica.

Como forma de reduzir o torque, Pardal implementou uma engrenagem para diminuir a potência do giro, porém, a força motriz da bicicleta elétrica foi reduzida pela metade, o que não é suficiente para que ela se movimente em uma velocidade normal.

O desafio agora, segundo o professor, é fazer a transmissão de carga da bateria ser o suficiente para o motor do portão, porém, o inversor da corrente não é o mais adequado para a movimentação da bicicleta. Porém, ele não descarta a ideia de substituir o motor do portão, por outro.

“Inicialmente eu fiquei muito entusiasmado com o motor. Mas ainda acho que não é o correto. Para um projeto para criança, até vai, mas para bicicleta elétrica, talvez tenha que ser outro”, finaliza.

Outras Invenções com Bicicleta Elétrica

Como a criação do Professor Pardal, existem uma série de ousadas invenções como bicicletas elétricas, como o dispositivo Clip, cuja proposta é transformar bicicletas comuns em elétricas.

Segundo Somnath Ray, CEO e cofundador da empresa que dá nome ao dispositivo, em questão de segundos é possível transformar uma bicicleta convencional em elétrica. Também em segundos pode-se tirar o dispositivo para carregar ou equipar outro veículo.

O objeto é bastante prático e compacto, podendo guardá-lo em bolsas e mochilas. Dessa forma, o usuário poderá pedalar longas distâncias com conforto e, em apenas 40 minutos de carga, ter o dispositivo 100% recarregado.

O Clip consegue fazer de 16 a 24 quilômetros em 45 minutos, numa velocidade próxima à de um carro. Além disso, tem um controle no guidão que permite medir a velocidade desejada pelo usuário.

Leia Também

No post here!