As bicicletas elétricas não são a única solução sustentável para a mobilidade urbana. Em 2007, surgiram também as bicicletas movidas a células de combustível de hidrogênio. Estes híbridos estão a meio caminho entre uma moto e uma bicicleta e oferecem uma ótima alternativa aos modos de transporte tradicionais.
Mais de dez anos após o lançamento das e-bikes, a empresa francesa Pragma Mobility tenta trazer a ideia de volta. Um dos seus mais recentes projetos chama-se Alpha; uma bicicleta que promete aproximadamente três vezes o alcance médio da e-bike sem ter de esperar horas para carregar.
O novo modelo Alpha Neo acabou de chegar ao mercado, e parece uma bicicleta elétrica. Em vez de uma bateria, está equipada com uma célula de hidrogênio. A Pragma Mobility relata que o veículo pode ser reabastecido em menos de dois minutos.
A Neo é uma bicicleta elétrica de 250 watts que vai até aos 350 watts no seu auge. A sua velocidade máxima é de 25 km/h, que obedecem aos regulamentos para bicicletas eléctricas na Europa.
Quanto à fonte de energia, sua pequena célula de combustível de hidrogênio oferece um alcance estimado de até 150 km.
Quanto a bicicleta movida a hidrogênio vai custar?
A Alpha Neo tem um desenho único, de nicho que custa mais do que bicicletas normais; está atualmente sendo vendido a 5.690 euros, ou R$31.000 na taxa de câmbio atual. Para facilitar a compra aos clientes, a Pragma oferecendo um esquema de aluguel a longo prazo para a bicicleta. Os clientes pagam uma entrada de 1.700 euros (cerca de R$9.300) e depois fazem pagamentos mensais de 79 euros (cerca de R$430).
O sucesso dos automóveis a hidrogênio dependem também no número de estações de hidrogênio. Embora atualmente existam poucas estações de reabastecimento, esta poderia ser uma nova tendência em toda a Europa, com mais a serem construídas no futuro.