Biogás Local Vai Gerar Energia Para Abastecer Cidade Paranaense

O biogás é produzido através de dejetos da criação de suínos e bovinos.

No Paraná, um projeto que visa tornar a energia renovável mais acessível entre a população vem se tornando destaque no país.

Através de uma central termelétrica, localizada na cidade de Entre Rios do Oeste, os dejetos de animais estão sendo transformados em biogás.

O objetivo deste projeto municipal é garantir energia renovável a toda à população, zerando a conta de energia por meio do biogás.

Atualmente, cerca de 18 propriedades rurais de Entre Rios do Oeste estão participando do projeto, idealizado pela prefeitura em parceria Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Companhia Paranaense de Energia (Copel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o governo do estado.

Vale destacar, que na cidade, uma das principais atividades econômicas é a criação de suínos e bovinos. Dessa forma, os produtores garantem uma destinação correta aos dejetos, inclusive, recebem por isso.

Transformação dos dejetos em energia com o Biogás

A fim de aproveitar e agregar valor aos resíduos gerados pelos animais, considerados até então, um grande problema ambiental, o biogás surge como alternativa estratégica em Entre Rios do Oeste.

Além de ajudar o município a garantir mais economia na energia elétrica, a utilização dos dejetos permite a migração para um recurso sustentável.

Para transformar os dejetos em energia é necessário implantar um sistema de biodigestor na propriedade rural. Os biodigestores do projeto são interligados pelo gasoduto, que tem cerca de 22 km de extensão.

Todo gás produzido é enviado para a central, onde é convertido em energia. Já os resíduos resultantes desse processo, também passam por tratamento, a fim de serem destinados como fertilizantes não poluentes.

Diante disso, o projeto paranaense segue como destaque em ação sustentável no país, já que reduz a poluição ambiental pelos dejetos, garante uma destinação correta a eles, inclusive, traz uma nova oportunidade de geração de renda aos produtores.

Leia Também

No post here!