fbpx
Continua após a publicidade..

Designers Criam Capacete Ecológico A Partir de Micélico e Cânhamo

O capacete ecológico não utiliza nenhum material fóssil com propriedades semelhantes ao plástico EPS
Continua após a publicidade..

Pensando em tornar acessórios de mobilidade, materiais também sustentáveis, que um grupo de designers neerlandeses criou um capacete ecológico para ciclistas e demais esportistas.

Os artistas — que fazem parte do estúdio de design StudioMOM —, já são experientes no assunto mobilidade sustentável. O estúdio é conhecido por ser o responsável por projetar uma bicicleta elétrica movida a hidrogênio. 

Características do Capacete Ecológico 

De acordo o site do estúdio, o interior do capacete ecológico é feito utilizando a espuma resultante da mistura entre micélio e cânhamo.

O objetivo dos designers era criar um capacete que, além de proteger e oferecer uma boa ventilação, fosse produzido totalmente com materiais biodegradáveis e sustentáveis. 

Logo, com a parceria do Politecnico di Milano, escolheram utilizar no capacete ecológico MyHelmet, cânhamo (subespécie da Cannabis) e micélio (como são chamadas as raízes de um cogumelo) para diversos testes em laboratório. 

Durante os testes, descobriram que, ao aquecer esses dois materiais, cria-se uma matéria-prima com estrutura semelhante à espuma de poliestireno expandido (EPS), ou isopor. Isso porque, quando aquecido, o material tem baixa condutividade térmica, além de se tornar leve e rígido.

Uncategorized Holanda
Uncategorized Holanda
O projeto do capacete ecológico segue em desenvolvimento e dá ainda seus primeiros passos rumo a sua comercialização

De acordo o site do estúdio, o interior do capacete ecológico é feito utilizando a espuma resultante da mistura entre micélio e cânhamo. Já seu exterior, com a parte dura e resistente (em conjunto as tiras e fivelas), são feitas com emaranhados de fibras de cânhamo.

“MyHelmet se encaixa nos princípios da economia circular. Há emissões mínimas de CO2, não requer nenhuma matéria-prima fóssil e o resultado final é 100% biodegradável”, explica Alessandra Sisti,  a designer que desenvolveu o MyHelmet, a princípio, como projeto de graduação.

O objeto foi testado no quesito resistência, rigidez, fadiga do material e forma. Felizmente, obteve resultados positivos na avaliação de segurança e saúde do acordo técnico holandês.

Continua após a publicidade..

Projetos Futuros Para o Capacete Ecológico

Uncategorized Holanda

O projeto do capacete ecológico segue em desenvolvimento e dá ainda seus primeiros passos rumo a sua comercialização, de acordo o fundador de StudioMOM, Mars Holweda.

“Ao desenvolver um novo processo, demos um passo considerável para usar a biofabricação de micélio em escala industrial. A indústria de bicicletas agora tem algo à sua disposição para parar o fluxo interminável de resíduos plásticos e EPS prejudiciais e sistemáticos”, afirma o empreendedor que, no momento, busca parceiros para viabilizar o projeto.

Ainda de acordo o fundador, a descoberta da matéria-prima que forma o objeto é uma grata surpresa, pois é sinal de que a mistura do cânhamo com o micélio, sejam a solução para acessórios que garantam proteção e que não impactem negativamente o planeta.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.