Sono Motors Apresenta a Segunda Geração do Carro Elétrico Solar Sion

A primeira versão do carro elétrico solar foi colocada em pré-venda em 2017, com motorização, bateria e preços revisados.

A primeira versão do carro elétrico solar foi colocada em pré-venda em 2017, com motorização, bateria e preços revisados ​​anunciados no ano seguinte.

A startup alemã Sono Motors mostrou seu mais recente protótipo de veículo em uma exposição online, na última semana, a segunda geração do Sion, seu carro elétrico. 

Laurin Hahn (no canto, à esquerda) afirma que o protótipo da próxima geração do carro elétrico solar Sion é apenas o começo. (Divulgação/Sono Motors)

De acordo com o cofundador e CEO da Sono, Laurin Hahn, a empresa está extremamente orgulhosa em finalmente cumprir a promessa de apresentar um produto à comunidade que pode conduzir o setor automotivo para um futuro movido a energia solar. 

“Esta jornada começou em uma garagem com uma ideia simples e se tornou uma grande força graças ao apoio esmagador de nossa comunidade. Falo por toda a nossa equipe quando digo que o protótipo da próxima geração do Sion é apenas o começo, e estamos ansiosos para definir nosso objetivo. Estamos ansiosos para continuar nosso progresso para entregar o primeiro Solar EV para todos”, comemora.

Estrutura do Novo Carro Elétrico Solar

Divulgação/Sono Motors

Com este último protótipo, a Sono conseguiu instalar células solares em todas as partes externas (retas e curvas) do Sion SEV (Veículo Solar Elétrico) — incluindo o capô, teto, portas e traseira. A ideia é que a bateria do veículo possa aumentar um pouco com a energia solar, enquanto ele está parado no estacionamento ou, até mesmo, preso em um congestionamento na cidade.

Ele possui 248 painéis fotovoltaicos integrados à carroceria do veículo, que irão recarregar sua bateria durante o dia, para até 20 milhas de autonomia extra por dia. Em condições ideais, espera-se que isso se traduza em até 34 km (21 mi) de autonomia por dia, e dependendo de como o carro da família é usado, isso pode ser suficiente para o trajeto ida e volta sem conexão. 

O carro elétrico solar tem células solares em todas as partes externas (retas e curvas), incluindo o capô, teto, portas e traseira. (Divulgação/Sono Motors)

A Sono também instalou componentes projetados em série, como unidade de tração elétrica, unidade de controle do veículo, Unidade Central MPPT, sistema térmico, carregador de bordo bidirecional e muito mais. A empresa optou pelo acionamento elétrico da Continental, que oferece potência de pico de 150 kW, potência contínua de 60 kW e 175 Nm de torque. A velocidade máxima é estimada em 140 km/h (87 mph).

Divulgação/Sono Motors

O spaceframe de alumínio resistente à corrosão e a concha de polímero do protótipo provavelmente serão os mesmos para o modelo de produção em série. No interior, o sistema de infoentretenimento foi instalado pela primeira vez, e junta-se ao sistema de filtragem de ar baseado em Island Moss, que provou ser um grande ponto de discussão ao longo dos anos de desenvolvimento.

“Nosso sistema de filtro de ar natural é um destaque do design. Integramos o Island Moss no painel e no console central para complementar o filtro de ar artificial. A Sono melhora continuamente a qualidade do ar interior, ao mesmo tempo que tem uma influência positiva na umidade interior do carro. Ao testar sua eficiência, descobrimos que ele filtra até 20% das partículas do ar”, explica Hanh.

Futuras Otimizações do Carro Elétrico

Divulgação/Sono Motors

A Sono também está trabalhando em aplicativo complementar, que permitirá que os proprietários verifiquem a localização do veículo, o status da bateria e o nível de carga solar, além de controlar remotamente a temperatura, a iluminação da cabine, a entrada sem chave e assim por diante. 

O aplicativo também será fundamental para que o carro seja utilizado no compartilhamento de viagens, compartilhamento de veículos e compartilhamento de energia. Dessa forma, os usuários terão controle total de quem tem acesso ao veículo e por quanto tempo.

Essencialmente, esta facilidade permitirá que os proprietários ofereçam caronas para qualquer pessoa registrada no aplicativo, além de disponibilizar o veículo para locação enquanto estão no trabalho para ganhar algum dinheiro extra ou disponibilizar a energia da bateria para alimentar outros aparelhos eletrônicos.

Divulgação/Sono Motors

O CEO da Sono relembra que a crise global causada pelo COVID-19 teve um impacto em todo o setor automotivo e de tecnologia, incluindo a própria empresa.

“Em resposta, adotamos um foco nítido na entrega e desenvolvimento do segundo protótipo. Com esta estratégia, fomos capazes de cumprir nossa promessa e continuar nosso desenvolvimento de tecnologia durante a crise. Estamos ansiosos para fornecer um atualizado cronograma de desenvolvimento o mais rápido possível, nos próximos meses”, afirma.

Divulgação/Sono Motors

Além de anunciar uma parceria com a empresa de transporte eletrônico EasyMile, a Sono revelou o primeiro protótipo de um trailer solar construído em colaboração com a finlandesa Valoe. Os detalhes são escassos, mas estima-se que a configuração poderia gerar até 80 kWh de energia por dia quando implantada.

O Sion Solar EV está disponível para pré-compra com um pagamento inicial de € 500 para um preço de compra total de € 25.500 (cerca de R$ 170 mil). A produção foi estimada para começar em 2022, mas com a pandemia do coronavírus, a empresa retardou seus planos.

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