fbpx
Continua após a publicidade..

Startup Americana Cria Casa Auto-Suficiente Modular Que Não Usa Combustíveis Fósseis

Casa auto-suficiente modular é totalmente sustentável, gerando (e armazenando) mais energia do que consome.
Continua após a publicidade..

Você já pensou em ter uma casa sustentável que produz a própria energia? Uma arquiteta americana conseguiu esse feito, projetando uma casa auto-suficiente modular que reúne, design, inovação e responsabilidade ambiental. 

Para dar cabo ao projeto, a arquiteta Sasha Jokic fundou a startup Cosmic, cujo objetivo é projetar edificações de diversos tamanhos através de um sistema diferente de construção, onde todas as casas geram mais energia que consomem, como a recém-criada Cosmic ADU.

Processo de Construção da Casa Auto Suficiente Modular

Arquitetura Sustentável, noticias EUA

A casa auto-suficiente modular Cosmic ADU é um modelo com somente um andar e 33 metros quadrados. Possui um banheiro e uma área aberta conjunta para quarto, cozinha e sala. 

Geralmente, a startup cria suas unidades “pré-fabricadas padronizadas” — chamadas quadro ou chassi —, com partes feitas em uma fábrica e outros componentes construídos no local de montagem da estrutura.

Os chassis vêm em diferentes tamanhos – variando de 1,7 a 4,1 metros quadrados – combinados para formar estruturas de escalas variadas. “O chassi é excepcionalmente forte para maior desempenho estrutural e altamente adaptável para acomodar uma ampla variedade de layouts domésticos”, disse Jokic.

Arquitetura Sustentável, noticias EUA
Arquitetura Sustentável, noticias EUA

Ele é feito de metal e madeira. As vigas, juntas e decks são fabricadas com chapas finas de metal e tubos, enquanto outros elementos estruturais, são feitos de madeira de origem sustentável. O telhado é de metal com “costura” permanente.

Os componentes pré-construídos em fábrica, são colocados em contêineres e, depois, transportados para o local por caminhões. O peso máximo de um chassi é de 272 kg, tornando-o relativamente fácil de descarregar e montar. 

A casa auto-suficiente modular foi projetada para gerar sua própria energia
Arquitetura Sustentável, noticias EUA
Arquitetura Sustentável, noticias EUA

“Ao contrário de outras empresas de que entregam chassis grandes e volumosos pré-montados, tornando-os caros e difíceis de enviar, a Cosmic está transportando cada chapa que forma o chassi como um pacote plano em uma mesa de tamanho pequeno”, disse Jokic.

Além disso, também são entregues no local o forro do telhado, paredes de fachada e interiores. As portas e janelas de vidro triplo são fixadas manualmente usando o “sistema de marcenaria de encaixe” da Cosmic.

“Nós conduzimos melhorias significativas de custo e desempenho no chassi, deixando componentes mais baratos e simples, como paredes e acabamentos, para serem feitos por construtores profissionais no local, da maneira relativamente econômica que eles já fazem”, explica.

Características Sustentáveis da Casa Auto-Suficiente Modular

Outras ideias de construção revolucionárias incluem uma casa auto-suficiente modular com quintal completamente personalizada (criada usando algoritmos de computador)

Além de ser construída com menos desperdício do que os métodos convencionais, a casa auto-suficiente modular foi projetada para gerar sua própria energia usando o mínimo de energia e sem combustíveis fósseis. E mais, ela pode gerar energia extra, que por sua vez, é armazenada e redistribuída.

“Desenvolvemos uma plataforma doméstica única e auto-alimentada que nos permite construir casas neutras em carbono, saudáveis ​​e incrivelmente eficientes, de forma rápida e com baixo custo”, disse a empresa.

Arquitetura Sustentável, noticias EUA
Arquitetura Sustentável, noticias EUA

As unidades para cozinhas são equipadas com bancadas de quartzo e armários premium. Os chassis para banheiros têm paredes de chuveiro com azulejos e acessórios de alta qualidade. Outros recursos incluem LEDs de alta eficiência, um termostato inteligente e um aplicativo de acompanhamento para monitorar o uso de eletricidade.

Entre os artifícios para minimizar o consumo de energia da casa auto-suficiente modular, estão ferramentas como o isolamento contínuo e janelas e portas herméticas. Por isso, todos os chassis vêm com sistemas pré-montados para mecânica, engenharia e encanamento, que incluem uma bateria de tamanho considerável para armazenamento de energia térmica e de íons de lítio.

Continua após a publicidade..

Além disso, alguns deles são equipados com um painel solar no telhado que pode gerar de sete a 20.000 kWh por ano. A equipe prevê que a energia extra seja armazenada e, depois, distribuída para o restante da casa ou para um veículo elétrico.

Arquitetura Sustentável, noticias EUA

A Cosmic está atualmente alojada no Autodesk Technology Center em San Francisco, onde produzirá os módulos de chassi para seu primeiro lote de residências. Atualmente, leva de quatro a seis meses para construir e entregar uma casa auto-suficiente modular.  

Outras ideias de construção revolucionárias incluem uma casa auto-suficiente modular com quintal completamente personalizada (criada usando algoritmos de computador) e unidades hoteleiras “nômades”, pré-fabricadas e destinadas a serem movidas. O objetivo final da Cosmic é transformar a indústria da construção.

“Nossas casas estão mudando, sendo menores, práticas e sustentáveis. O aquecimento climático e a pandemia global remodelaram nosso estilo de vida e, por isso, não vamos retroceder”, finaliza a arquiteta.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Alivia Sistema Elétrico Brasileiro em Recordes de Calor

Primeira Bicicleta Elétrica com Conexão 5G e IA Chega ao Mercado

Rad Lança E-bikes com Dispositivo de Segurança Nas Baterias

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.