Cebola: Benefícios, Tipos e Como Plantar (+4 Receitas)

Neste artigo vamos mostrar os benefícios da cebola, os diferentes tipos e as receitas mais clássicas. Além de um passo-a-passo de como plantar em casa. Confira!
cebola

A cebola, cujo nome científico é Allium cepa, é da família das hortaliças, com origem na Ásia Central cerca de 6000 a.C. A cebola chegou ao Brasil graças aos colonizadores Portugueses. Devido ao seu sabor único, ela se tornou a hortaliça mais utilizada em condimentos no mundo!

Além do uso em condimentos, também pode ser utilizada em pães, sopas, biscoitos, patês, saladas, chás, entre outras opções. As mais comuns no Brasil são a branca, amarela e roxa. A roxa tem sabor mais leve e doce, a amarela é mais forte e a branca tem o sabor mais acentuado de todas. 

3 Benefícios da Cebola

A cebola é um alimento incrível que oferece muitos benefícios para a saúde. Ela contém nutrientes essenciais, que a tornam não apenas saborosa, mas também útil para a saúde geral do corpo e para cozinhar diferentes tipos de refeições.

Confira 3 benefícios

  • Fonte de fibras: Correspondem a cerca de 0,9 a 2,6% de seu peso fresco, dependendo do tipo. 
  • Fonte de Vitaminas e Minerais: Rica em Potássio, Vitamina C e Vitamina B6
  • Ajuda a reduzir o açúcar no sangue: Estudo realizado em humanos diabéticos concluiu que 100 gramas de cebola crua por dia leva a uma redução significativa nos níveis de açúcar no sangue.

Lembrando a importância de procurar um nutricionista para avaliar sua situação e fazer uma recomendação de consumo.

Informação Nutricional

Cebola 

Fontes: USDA

Quantidade por 100 gramas100 gramas
Calorias 40
Gorduras Totais 0,1 g
Gorduras Saturadas 0 g
Colesterol 0 mg
Sódio 4 mg
Potássio 146 mg
Carboidratos 9 g
Fibra Alimentar 1,7 g
Açúcar 4,2 g
Proteínas 1,1 g
Vitamina C7,4 mgCálcio23 mg
Ferro0,2 mgVitamina D0 IU
Vitamina B60,1 mgCobalamina0 µg
Magnésio10 mg

Tipos de Cebola

Você já deve ter reparado que existem vários tipos de cebola. Agora você vai descobrir como a seleção da cebola pode mudar o sabor do seu prato.

Cebola Branca

Frequentemente comida crua, esta variedade é menos pungente do que a amarela e a roxa apesar de o seu sabor ser moderadamente picante. 

Cebola Amarela

As cebolas mais encontradas nos supermercados e mesa dos brasileiros é a amarela. Possui um sabor mais ácido, sendo geralmente apreciada em refogados ou frituras.

São duas safras anuais, permitindo um maior tempo de armazenamento na colheita de inverno, uma vez que a hortaliça apresenta menos água na composição. Em relação aos demais tipos de cebolas, possui menos calorias e casca mais rígida.

Cebola Roxa

A cebola roxa é muito consumida em seu estado natural, por ser doce e menos ácida. Possui casca bem característica, com um tom brilhante de roxo. Possui mais calorias do que a cebola branca e ainda é timidamente consumida no país.

Como Plantar Cebola

Para cultivar em casa não precisa de muita coisa, as sementes são as próprias cebolas, cada bulbo plantado produz outras três cebolas. Então você já tem uma ideia de quantas cebolas precisa plantar para ter a quantidade que você precisa.

Agora se preferir você pode comprar as sementes também, para retirar as sementes do pé de cebola é só deixar a haste de flores amadurecer as sementes.

Escolhendo o vaso e preparando a terra

Os vasos para plantar a cebola devem ter no mínimo 15 centímetros de profundidade por 25 de largura. Banheiras de plástico também podem ser utilizadas, talvez um balde cortado na lateral.

Para uma boa produção, escolha uma terra mais ácida com PH entre 5,5 a 6, se possível faça a calagem do solo 30 dias antes da plantação. A terra deve ser úmida, areada e com bastante matéria orgânica. 

Época para plantío

Se for utilizar as sementes para o plantio é mais recomendado semear nos meses de maio e junho. Já o plantio dos bulbos pode ser feito nos meses de fevereiro a abril.

A parte da cebola a ser plantada é a parte do bulbo que tem a raiz, ou seja, a parte de baixo, coloque essa parte na terra e regue bem até começar a brotar. O bulbo deve ser plantado a cerca de 2 ou 3 centímetros de profundidade. O espaçamento deve estar entre 25 a 45 entre os canteiros e entre plantas de 10 a 15 centímetros.

Clima

As cebolas preferem dias mais ensolarados e com calor, as temperaturas devem ficar em torno de 13ºC a 28ºC.  Para um bom crescimento são necessários ao menos de 10 a 12 horas de sol diário para um bom crescimento. Por isso, é fundamental escolher um local que pegue sol o dia todo! 

Irrigação

O solo precisa estar sempre úmido, para que o crescimento da planta não seja afetado. Conforme os bulbos forem crescendo, reduza a quantidade de água e quando estiver perto da colheita pare de molhar.

As ervas daninhas devem ser retiradas manualmente. A colheita deve ser realizada após cerca de 100 dias após o plantio, podendo se estender até 300 dias.

Se preferir você colher as cebolas e deixá-las no sol por cerca de  10 dias, esse processo seca a água delas e elas podem durar até 6 meses. 

O Cultivo No Brasil

Fora os tipos e diferenças entre as cebolas citadas, é importante ressaltar que o Brasil é um grande produtor, oferecendo cerca de 50 variedades dessa hortaliça para o mercado. A agricultura familiar é a grande responsável por esse número.

As pessoas também perguntam

Faz mal comer cebola crua?

O consumo de cebola (seja cozinhada ou crua) pode aumentar a sensação de inchaço, a produção de gases e ainda agravar a azia, especialmente se a pessoa tiver já um diagnóstico crônico desta patologia.

Qual é a melhor cebola?

A cebola amarela é a mais utilizada e também a mais recomendada para ter sempre em casa. A cebola branca tem sabor mais suave e maior crocância.

Como fazer muda de cebola?

No transplante de mudas, primeiro semeie a cebola em canteiros ou recipientes próprios para produção, como bandejas; em seguida, quando as mudas estiverem com duas a três folhas, leve-as para o local de cultivo.