Compostagem: O Que É e Como Fazer? (+3 Exemplos)

Compostagem é o processo de transformar resíduos orgânicos que geramos em nossa casa em insumos para plantas.

O Que É Compostagem?

Compostagem é um conjunto de técnicas que quando aplicadas estimulam a decomposição de materiais orgânicos. Essa decomposição acontece por organismos heterótrofos aeróbios e tem como finalidade obter em um curto espaço de tempo um material rico em nutrientes e minerais, além de um solo rico em humífero.

Pilha de composto orgânico

A melhor maneira de fazer, é empilhando os resíduos orgânicos, assim fornecem as condições necessárias para os microrganismos decompor a matéria orgânica. Mas, agora você deve estar se perguntando, mas como vou fazer isso? Não vai gerar mau cheiro por causa da decomposição? 

Portanto, para que estes problemas não ocorram, o processo deve ser feito em uma composteira. A composteira funciona como um depósito da matéria orgânica.

Geralmente ela é formada por três caixas, as duas primeiras servem para o armazenamento dos resíduos e a última caixa faz a coleta do chorume. O chorume pode ser utilizado como adubo líquido, biofertilizante ou pesticida natural. A composteira tem uma tampa e uma torneira na parte inferior, o que evita que o mau cheiro se propague.

Quais São Os Benefícios Da Prática?

A princípio muitas pessoas não têm tanto interesse na compostagem, mas quando os benefícios são revelados o interesse é despertado. Então agora, mostraremos os benefícios dessa prática.

Sobretudo, se tratando das residências a compostagem diminui em 50% do lixo orgânico gerado, já em empresas esses números podem variar bastante. Grande parte dessa matéria orgânica, vai parar nos aterros sanitários e a realização da compostagem nas residências, dá um alívio, já que atualmente esses locais estão abarrotados de lixo.   

Portando, realizando a compostagem você vai produzir adubo orgânico em vez de lixo, ajudando a preservar o meio ambiente. E essa atitude pode estimular os seus vizinhos e amigos a fazerem o mesmo!

Dessa forma, além de você economizar, você estará cuidando das suas plantas com fertilizantes orgânicos, e também reduzindo a coleta de lixo.

Outros benefícios da compostagem são, a prevenção da proliferação de doenças transmitidas por animais como moscas, ratos e baratas. Redução de mau cheiro nas lixeiras e ruas e ainda o aumento da vida úteis dos aterros.

As empresas que adotam fazer a compostagem, podem usufruir de possíveis bônus na redução de gás carbônico.

Tipos De Compostagem?

Basicamente temos dois tipos de compostagem vermicompostagem e compostagem seca.

  • A vermicompostagem é feita utilizando minhocas, elas ajudam os microrganismos que já existem no solo a realizarem o processo de decomposição da matéria orgânica.
  • A compostagem seca despensa o uso das minhocas, a decomposição é feita apenas pelos microrganismos presentes no solo.

A principal diferença entre ambos os processos é o tempo que a decomposição acontece, a vermicompostagem é muito mais rápida que a compostagem seca.

Como Fazer A Compostagem?

Bom se você mora em uma residência que dispõem de um quintal, você pode fazer um buraco de meio metro quadrado. Caso sua família seja grande você pode fazer dois, assim enquanto um está descansando, você coloca os materiais orgânicos no outro.

Portanto, o buraco deve ter 30 centímetros de profundidade, para dar a sustentação nas paredes do buraco pode usar tabuas. Mas você pode usar caixotes ou caixa d’água estes recipientes devem ser sem fundo, para dar acesso ao chão.

Caso você não queira cavar um buraco, você pode fazer um cercado usando troncos, tabuas ou que você tiver a sua disposição. Mas, o fundo deve ficar em contato com a terra.

Depois de pronto, comece a colocar o material orgânico espalhando em pequenas partes, até que todo o espaço esteja cheio. Se possível cubra com folhas secas ou serragem, isso ajuda a reduzir o possível mau cheiro que possa surgir.

Porém, se o local em que você escolheu para fazer a compostagem receba muita luz solar ou faça muito calor, regue de vez em quando para manter o local úmido.  E para facilitar a decomposição dos materiais, a cada 15 dia revire todo o local para facilitar a decomposição.   

Com o passar dos dias, os materiais orgânicos que você depositou no local da compostagem, vai se tornando uma terra escura e com cheiro de terra molhada. Esse material é muito nutritivo para as plantas do seu jardim e hortas.

Como Fazer Compostagem Em Apartamentos?

Para quem mora em apartamentos pode usar as composteira residencial. Ela é compacta e cabe praticamente em qualquer lugar na sua área de serviço. Você pode estar adquirindo ele pronta ou fazer sua com baldes e caixas de plásticas.

A composteira precisa ter três andares, tem que colocar o material a ser descomposto no primeiro andar e ir cobrindo com serragem ou folhas secas. Quando o primeiro andar encher, ele vai ficar em repouso, o segundo vai para o topo e começo o ciclo novamente.

O ideal é que fique pelo menos um mês em repouso, isso se for feito com minhoca, elas ajudam o processe ser mais rápido. As melhores minhocas para a compostagem são as vermelhas, elas aceleram ainda mais o processo.

Outro ponto importante é não compactar o material orgânico, isso evita que o oxigênio tenha espaço para circular e manter os microrganismos vivos.

Quando estiver pronto o material vai estar com aparência de terra molhada, se foi feito da maneira correta. Para remover o, húmus, deve colocar o recipiente aberto onde receba luz, assim as minhocas vão para o fundo. Remova o húmus com cuidado para não ferir as minhocas e nem levar para aonde vai colocar o adubo.

Você pode usar o húmus nas plantas da sua residência, no jardim do condomínio ou em pracinhas caso sobre pode dividir com amigos e vizinhos.

Agora que você aprendeu como fazer a compostagem, que tal colocar me pratica? Se cada um fizer a sua parte, preservaremos o meio ambiente, evitando o excesso de lixo em aterros. Garantindo um futuro descente para os nossos descendentes!

Conclusão

Esse material é utilizado para adubar à terra e é costumeiramente utilizado na agricultura, em jardins e plantas, evitando o uso de produtos químicos. Apesar de parecer um processo complicado, é bem simples e pode inclusive ser realizado em apartamentos. Basicamente você aproveita quase todo material orgânico que antes ia para o lixo!

Quais tipos de resíduos orgânicos podem ser reaproveitados na compostagem?

Os tipos de resíduos orgânicos que podem ser reaproveitados na compostagem são os restos de alimento, além de folhas, serragem e estercos.

Quanto tempo demora o processo da compostagem?

No total, o processo de compostagem dura 4 meses.

Como acelerar o processo de compostagem?

Triturar o material vai facilitar o trabalho das bactérias. Controlar a humidade para dar oxigêniona medida certa para as bactérias.

Leia Também

No post here!