Destilador Solar Torna Potável Água Salgada e Poluída

O destilador pode ser montado com materiais de baixo custo e de fácil acesso.

Henry Glogau, arquiteto e designer neozelandês, desenvolveu um destilador que purifica a água usando energia solar e pode ser montado com materiais de baixo custo e de fácil acesso.

Batizado de Portable Solar Distiller, consiste em uma lona de plástico de duas camadas suspensa no topo de uma estrutura de suporte de bambu que pode ser facilmente montado e transportado. Cada lona circular possui 2,4 metros de diâmetro e pode gerar 18 litros de água purificada por dia.

“Eu queria criar um sistema modular, que pudesse ser construído de diferentes maneiras ou materiais com base no contexto e nas necessidades do usuário”, disse Glogau.

Como funciona o destilador solar

A equipamento aproveita o mesmo ciclo da água de evaporação, condensação e precipitação que a natureza usa para fazer chover.

  1. A água do mar ou água potável poluída é despejada na lona inferior, que é feita de plástico absorvente de calor e aquecida pelo sol ao longo do dia. Isso faz com que a água pura evapore enquanto qualquer sal, patógenos ou outros contaminantes são deixados para trás na bacia, pois são muito pesados ​​para serem vaporizados.
  2. Em vez de ser liberado no ar, o vapor de água limpo condensa-se em gotículas na camada superior de plástico transparente do dossel, que é gravada com “micro-ranhuras inspiradas em folhas” que canalizam a água para o centro da estrutura onde cai em um funil.
  3. Os usuários podem acessar a água doce por meio de uma torneira na parte inferior do destilador solar ou armazená-la em um tanque.

A versão pré-fabricada pode ser montada em 30 minutos, porém, ele também disponibilizou instruções sobre como construir o destilador, usando uma garrafa de plástico como funil e duas mantas de plástico costuradas.
O projeto foi selecionado entre 2.000 inscrições de 66 países para ganhar o prêmio Lexus Design Award de 2021, que convidou os participantes a “projetar para um amanhã melhor”.

Leia Também

No post here!