fbpx
Continua após a publicidade..

Telha Solar Eternit: Preço e Onde Comprar (2024)

Inicialmente, a telha solar da Eternit foi vendida para clientes selecionados no estado de São Paulo e próximos à unidade fabril, em Atibaia.
Tégula-Solar-–-a-primeira-telha-solar-brasileira
Continua após a publicidade..

A empresa Eternit iniciou as vendas de sua telha solar de concreto BIG-F10, fabricada em concreto e traz como principal diferencial a presença de painéis fotovoltaicos na parte superior. Diante do risco de enfrentar um apagão, o material pode ser uma boa aposta para os brasileiros.

O que são telhas fotovoltaicas?

As telhas solares são uma adaptação inteligente da tecnologia fotovoltaica, integrada diretamente em materiais de construção comuns, como o concreto. Esta integração permite que as telhas captem a energia do sol e a convertam em eletricidade, de maneira semelhante aos painéis solares tradicionais. No entanto, diferentemente dos painéis, as telhas solares mantêm a estética do telhado, oferecendo uma solução mais integrada e menos intrusiva visualmente.

Energia Solar, noticias Brasil

Cada telha solar contém células fotovoltaicas embutidas que capturam a radiação solar. Estas células são responsáveis por converter a luz do sol em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. Quando a luz solar incide sobre as células, ela gera uma corrente elétrica por meio da excitação dos elétrons. Esta energia gerada pode ser utilizada para alimentar a casa ou ser armazenada para uso futuro.

Principais características da telha fotovoltaica Eternit

Aprovada e registrada pelo Inmetro desde 2019, a telha Tégula Solar mede 36,5 cm por 47,5 cm e é composta de concreto, com a incorporação de células fotovoltaicas em sua superfície.

Possui uma potência de 9,16 watts, o que representa uma capacidade média mensal de produção de 1,15 Kwh, com vida útil estimada em 20 anos.  Segundo a Eternit, não existe manutenção para as telhas, apenas a recomendação de limpeza a cada 6 meses.

Tégula Solar: a primeira telha solar brasileira | Celere

“Queremos democratizar o acesso à energia elétrica originada a partir de fontes renováveis no Brasil, através de uma tecnologia revolucionária que pode gerar retornos sobre o investimento em um período de 3 a 5 anos”, destaca o presidente do Grupo Eternit, Luís Augusto Barbosa.

Quanto custa a telha solar da Eternit?

Segundo dados compartilhados pelo Portal Solar, as telhas fotovoltaicas possuem uma média de preço de R$ 764,75 por m², com geração média mensal de uma telha de 1,15 kWh. ​​Segundo a empresa, o valor do produto ainda não está definido, no entanto, a Eternit afirmou que “as telhas serão competitivas em preço com as atuais alternativas do mercado, com inúmeras vantagens”.

Onde comprar a telha solar Eternit?

Apesar de ainda não terem conquistado espaço significativo no mercado brasileiro, as telhas solares fotovoltaicas são uma inovação recente tanto para as fabricantes quanto para o consumidor. A produção da telha solar Eternit ocorre na fábrica da Tégula Solar e a linha está em atividade apenas para projetos-piloto.

Durabilidade da telha solar

No site, a Eternit conta que a telha de concreto comum, não fotovoltaica, dura mais de 40 anos. Para a geração de energia, foi utilizada a tecnologia de silício monocristalino, que tem durabilidade acima de 20 anos. “A vida útil e as condições de garantia da telha fotovoltaica serão divulgadas quando o produto estiver disponível comercialmente”, diz a empresa.

Energia Solar, noticias Brasil

Como instalar as telhas?

Segundo o responsável pela área de desenvolvimento de novos negócios da Eternit, Luiz Antonio Lopes, as telhas são de fácil instalação. “É um produto de fácil instalação e que não interfere na arquitetura das construções, com peso e estrutura semelhantes ao das telhas convencionais, mas que agrega valor ao telhado, além de oferecer proteção, conforto térmico e acústico”, diz.

Energia Solar, noticias Brasil

Há risco de choque elétrico ou incêndio?

Todos os produtos fotovoltaicos devem cumprir as especificações de segurança e ser projetados e instalados por profissionais qualificados. No caso da Tégula, a utilização da telha de concreto, que não queima e não propaga fogo, além da potência por telha, reduz ainda mais riscos de choque elétrico e incêndio.

Continua após a publicidade..

Qual o preço da telha solar?

As telhas fotovoltaicas possuem uma média de preço de R$ 764,75 por m², com geração média mensal de uma telha de 1,15 kWh, sendo instaladas como se fossem telhas comuns.

Quantas telhas solar Eternit por m2?

Potência de cada telha é 9,16 Wp, este modelo de telhado utiliza 7,5 telhas/m².

Como funcionam as telhas solares Eternit?

O funcionamento da telha solar é muito parecido com o dos painéis fotovoltaicos. Elas ficam expostas ao sol e, portanto, capturam a luz solar e a transformam em corrente contínua, que é um tipo de energia elétrica.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

Conheça o Ar Condicionado que Funciona Apenas com Energia Solar

Turbinas Eólicas de Eixo Vertical Que Resistem a Furacões

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.