Time de Engenheiras Desenvolve Tenda Movida a Energia Solar Para Desabrigados

Veja como 12 adolescentes desenvolveram uma tenda que usa energia solar para manter moradores de rua aquecidos durante o inverno.

Infelizmente, algo que acontece muito dentro do meio científico é a desvalorização do protagonismo feminino. Apesar de toda a conquista que as mulheres têm alcançado em outras áreas do mercado de trabalho, que antes eram ocupadas majoritariamente por homens, dentro da engenharia a sua participação ainda não é incentivada.

Entretanto, você está prestes a conhecer um time formado 100% de engenheiras que desenvolveu uma solução inovadora para moradores de rua – ou até mesmo refugiados – que estão sofrendo com condições climáticas adversas, principalmente durante o inverno.

Como funciona o projeto de energia solar para desabrigados?

Esta equipe de 12 estudantes da escola de San Francisco, em parceria com o grupo DIY Girls, desenvolveu as primeiras tendas movidas à energia solar. Estes abrigos, desenvolvidos para pessoas em situações precárias, além de utilizar energia renovável para manter seus moradores aquecidos, também podem ser dobrados e facilmente transportados.

Além de poder ser utilizada como uma mochila, sendo levada nas costas, a tenda também pode ser transportada como uma mala de viagem – visto que também conta com rodinhas e alça.

DIY Girls é uma organização que oferece suporte para mulheres interessadas em ciência e tecnologia, criando, dessa forma, um senso de comunidade feminina por meio de projetos científicos. 

Enquanto o projeto da tenda ainda estava sendo esboçado, as meninas tinham em mente apenas algumas características fundamentais que deveriam ser adicionadas, como: não ser feita de material pesado, tampouco de difícil transporte, deveria conter iluminação à base de LED ou UV – que, inclusive, seria utilizada para desinfetar a tenda!

Um dos principais objetivos do projeto é ter a invenção patenteada e distribuída para o máximo de pessoas em situação de emergência possível. Além de ser um projeto que incentiva o protagonismo feminino dentro das áreas da ciência, tecnologia e engenharia, também é a prova de que, quando grandes mentes podem fazer coisas grandiosas – principalmente quando recebem o suporte apropriado!

Leia Também

No post here!