fbpx
Continua após a publicidade..

Brasileiro Cria Fogão Solar Com Materiais de Sucata

Estudante da UFRN projeta fogão solar com materiais de sucata sem a necessidade do uso de botijão de gás
Continua após a publicidade..

Em tempos de alta no gás de cozinha, qualquer economia é bem-vinda. Pensando além, um engenheiro criou uma solução econômica e sustentável: um fogão solar construído a partir de sucatas, que não necessita do uso de botijão de gás para funcionar.

A ideia inovadora e criativa foi projetada no laboratório do curso de engenharia mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pelo engenheiro e pesquisador Mario César de Oliveira Spinelli e sob orientação do professor Luiz Guilherme Meira de Souza, quem coordena o laboratório e demais pesquisas sobre energia solar.

Características do Fogão Solar Projetado Com Sucata

Em uma realidade onde a renda das famílias brasileiras se encontra em declive pela crise econômica que assola o país, ter um fogão solar em casa é um ótimo investimento.

O fogão solar projetado por Mário César foi construído utilizando resíduos como espelhos, metal, resina sintética com malha de ferro e chapas de MDF (material produzido a partir das fibras da madeira). 

A estrutura apresenta de um a três discos côncavos que envolvem um compartimento para panelas, ao centro.  O mais interessante é que todos os materiais são de fácil acesso e baixo custo.

O sistema funciona de forma a transformar a radiação que vem do sol, em calor. Dessa forma, o aparato cria um ‘efeito estufa’ que aquece líquidos, cozinha, seca ou assa os alimentos.

“A grande questão era: com essa área tão grande será que a gente vai conseguir assar todos os alimentos? Porque a carga também era muito grande. E a gente colocou e foi perfeito. Vimos que era viável”, pontuou Spinelli, que fez da experiência seu objeto de mestrado na UFRN em 2016.

Durante a fase de testes do fogão solar, o aparato conseguiu assar nove bolos ao mesmo tempo, em uma hora e meia, apenas com a luz do sol que o equipamento captou. 

De acordo com os pesquisadores, conseguiram levar o fogão solar para algumas comunidades carentes de Sergipe através da Universidade Federal de Sergipe (UFS), porém ainda assim, falta interesse e verba por parte do poder público

Em comparação a fogões convencionais (que utilizam gás de cozinha) seria vinte minutos mais rápido, mas não teria capacidade para tantas assadeiras. E não somente bolos, como também foram utilizados alimentos como empanados, pizza e lasanha.

Em uma realidade onde a renda das famílias brasileiras se encontra em declive pela crise econômica que assola o país, ter um fogão solar em casa é um ótimo investimento. 

De acordo com os pesquisadores, o custo total para a confecção do aparato foi de apenas R$ 150, equivalendo aproximadamente a duas recargas de botijões de gás.

Ainda que o funcionamento seja simples, os pesquisadores afirmam ser preciso boas condições solares para um resultado satisfatório, ou seja, manuseá-lo das 09h da manhã às 14h. 

Além disso, alguns cuidados também são fundamentais durante o manuseio, como o uso de óculos escuros para que a luz não reflita nos olhos.

Falta de Investimentos Dificultam Comercialização do Fogão Solar

noticias, Tecnologia Brasil

De acordo com os pesquisadores, conseguiram levar o fogão solar para algumas comunidades carentes de Sergipe através da Universidade Federal de Sergipe (UFS), porém ainda assim, falta interesse e verba por parte do poder público.

“A energia solar é uma energia social porque está disponível para todos, mas é a que menos tem investimentos porque o modelo de sociedade que nós temos sempre busca concentrar a energia e produzir pra vender e nosso trabalho não está na geração de energia pra vender”, justifica o professor Luiz Guilherme.

Infelizmente, o Brasil não investe a quantidade necessária em pesquisas do setor tecnológico social. Isso porque há um enorme desinteresse industrial, político e, até mesmo acadêmico para criações e pesquisas do segmento. 

Continua após a publicidade..

Desencantados com a falta de incentivo, muitos pesquisadores de energia solar redirecionaram seus estudos para outras áreas onde há incentivo financeiro, como o petróleo. De acordo com ele, infelizmente a realidade é que, “fazer pesquisa para pobre não dá dinheiro”, finaliza.

Com informações da BBC News Brasil

As pessoas também perguntam

Como funciona a técnica do fogão solar?

O equipamento funciona a partir de uma caixa térmica com duas tampas, uma de vidro e outra refletora. A de vidro dá passagem à irradiação solar enquanto a refletora auxilia a concentração do calor, formando uma espécie de efeito estufa em escala reduzida. A temperatura dentro do forno chega a 150ºC.

Quais as vantagens do uso de fogões solares?

Os fogões solares oferecem muitas vantagens, incluindo economia de combustível, redução na emissão de gases de efeito estufa, economia de lenha, baixo custo e alta durabilidade, entre outros.

Quais são os tipos de fogões solares existentes?

Existem tres tipos de fogões solares: painel, caixa e parabólico.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.