Horta no Corredor? A Nova Forma De Vender Frutas e Legumes

A empresa alemã InFarm se uniu ao supermercado Metro e criou uma horta de frutas e legumes diretamente no estabelecimento. 

Com o agronegócio em intenso crescimento e o uso de agrotóxicos nos legumes e frutas pelo mundo inteiro cada vez mais banalizado, a agricultura sustentável e horta orgânica é a nova aposta para os que preferem uma alimentação mais saudável.

As empresas que buscam oferecer uma alimentação ecologicamente sustentável estão mais preocupadas com os gastos em combustíveis no transporte e o excesso de embalagens para a entrega dos produtos. 

Pensando nisso, uma empresa alemã uniu o útil ao agradável e criou uma forma de cultivar frutas e legumes no próprio supermercado, reduzindo o uso de embalagens e a emissão de combustíveis durante o transporte. 

A horta vertical da InFarm

Um dos maiores problemas em relação à agricultura no mundo atual é o espaço gasto pelo agronegócio e para isso foi desenvolvido a agricultura vertical, explicado com mais detalhes no vídeo do Estadão a seguir:

Assim, no centro do supermercado existe uma estufa onde são plantados os produtos, que podem ser colhidos diretamente pelo cliente. 

Todo o cultivo dessas plantas é feito utilizando a tecnologia a favor da empresa. Umidade, temperatura e iluminação são algumas das características da estufa que conseguem ser controladas utilizando computadores para o processo. 

O cultivo sustentável do futuro

Além de uma incrível jogada de marketing que atrai diversos clientes a conhecerem o mercado Metro, a InFarm oferece mais sustentabilidade com esse projeto.

A empresa alemã propôs um plantio que otimiza a utilização de espaço, ou seja, você consegue ver todas as etapas do cultivo acontecendo simultaneamente sem perda de espaço para esse processo. 

Assim, além da necessidade de menos espaço para a produção desses alimentos, a InFarm consegue reduzir os custos em embalagens e no transporte feito, bem como diminui os poluentes liberados no meio ambiente. 

Chave para diminuir a emissão de dióxido de carbono no meio ambiente, o projeto minimiza o desperdício de energia e utiliza o máximo de espaço útil para o plantio.

Alimentação saudável com sustentabilidade

Além de todos os benefícios ao meio ambiente que o projeto da InFarm oferece, os consumidores são presenteados com alimentos frescos, saudáveis e altamente sustentáveis.

Os alimentos produzidos reduzem o consumo de água, não têm utilização de agrotóxicos, não passam por transportes duvidosos e ainda estão livres de qualquer contato com embalagens. 

Dessa forma, os clientes conseguem não só acompanhar a produção do que irá estar na sua mesa, mas também ter a segurança de consumir alimentos que têm suas propriedades naturais preservadas. 

A empresa atualmente não atua com todos os vegetais do mercado, mas tem planos para expandir o projeto para todos os legumes e frutas que possam cultivar.

Ainda não visto no Brasil, a iniciativa pode ser uma ótima forma de aumentar uma alimentação saudável no país!

Leia Também

No post here!