fbpx
Continua após a publicidade..

Hortas Orgânicas Alimentam Crianças de Escolas em Jundiaí

O projeto Vale Verde, atua a mais de 24 anos em Jundiaí, garantindo alimentos orgânicos para refeições em escolas no interior paulista.
Continua após a publicidade..

Desde o ano de 1997, o projeto “Vale Verde” atua para buscar a melhora da qualidade de vida dos alunos da rede municipal e estadual de ensino na cidade de Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, trazendo uma alimentação isenta de agrotóxicos e consequentemente, mais saudável. Jundiaí também é a primeira a acrescentar as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) nas refeições dos alunos.

Além dos plantios ocorrerem nas próprias escolas, também existe uma horta principal, localizada na Etec (Benedito Storani), que conta com uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados com área cultivável, e é a principal responsável pelo abastecimento das unidades escolares.

O projeto é reconhecido em todo Brasil, sendo, inclusive, uma horta certificada pela OIA (Organização Internacional de Agropecuária).

hortas organicas escola

Segundo a própria prefeitura de Jundiaí, a produção visa atender todas as escolas municipais com produtos como alface, rúcula, couve, cheiro verde e PANCs como: moringa, vinagreira, ora-pro-nóbis, entre outras. 

As refeições das unidades integrais de Educação Infantil I recebem praticamente 100% de sua produção de hortas orgânicas, e as demais escolas recebem praticamente 60%.

Horta, noticias

Os espaços de cultivo também recebem estudantes, como uma forma de inserir a importância de alimentos orgânicos, frescos e saudáveis. Assim sendo, eles poderão ver na prática de onde os alimentos que eles consomem vem e toda parte do que é realizado para que uma simples alface consiga chegar à mesa e ao prato.

Para a gestora da Educação, Vasti Ferrari Marques, o objetivo é que até 2023, todas as escolas municipais de Jundiaí contem com suas próprias hortas orgânicas. Para que todos os alunos aprendam ao mesmo tempo que são inseridos alimentos e hortaliças de qualidade nos pratos das crianças.

O DAN (Departamento de Alimentação e Nutrição), da Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí, está à frente dessas ações.

Áreas públicas se tornam hortas orgânicas

Outro interessante trabalho nesse sentido, realizado em Jundiaí é a disponibilização de terrenos públicos que não estão sendo usados para dar vida a hortas comunitárias em vias urbanas. 

Horta, noticias

Esse programa visa promover a segurança alimentar, gerar fontes de renda alternativas para a população, além de estimular o desenvolvimento de áreas atualmente sem uso, para ambientes mais agradáveis para que todos possam viver.

Continua após a publicidade..

Os locais disponíveis já foram mapeados pela prefeitura, bastante agora, foi decidido quem serão os moradores de Jundiaí que vão cuidar das hortas. Para a escolha serão priorizados moradores que moram próximos aos locais e que também estejam inscritos no Cadastro Único. 

Após ocorrer a seleção, os participantes terão que fazer um curso gratuito para terem a capacitação necessária, além de que deverão se comprometer com a manutenção das hortas, atendendo às regras vigentes. 

Com mais de 400 mil habitantes, a cidade de Jundiaí está entre os 20 municípios com maior população do estado de São Paulo, estando entre as melhores do país em qualidade de vida.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.