Quase 50% da Energia Brasileira Vem de Fontes Renováveis

Estudo realizado pelo Ministério de Minas e Energia mostra o aumento das fontes de energia solar e eólica nos últimos anos.

Cerca de 48% das fontes de energia são renováveis. A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas, mas nos últimos anos, a geração de energia eólica, produzida pelo vento, e a solar vem ganhando destaques.  

Para o diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia (MME), André Osório, “a matriz elétrica brasileira é uma das mais renováveis do mundo, com indicador mais de três vezes superior ao mundial.”

Ainda segundo o MME, esse movimento se deu pela combinação entre aumento da geração por meio de renováveis (biomassa e solar) e a redução do uso de fontes fósseis para a geração termelétrica.

“Nosso país é dotado de uma riqueza de recursos energéticos que supera muitas vezes a demanda de energia total estimada pelos próximos anos. Passaremos de uma posição de importador líquido de energia para outra realidade, a de ofertante líquido. Assim, percebemos que o nosso papel agora é de administrar a abundância de recursos energéticos”, ressaltou o diretor.  

Quatro recordes de geração eólica foram batidos em Julho. Segundo o ministério, em um único dia, a média inédita chegou a 11.399 MW, suficiente para abastecer a 102% da região Nordeste durante 24 horas.

Leia Também

No post here!