fbpx
Continua após a publicidade..

Microturbina Espanhola Permite Oferecer Energia Hidráulica Sustentável

Batizado de Hidrotor, aparato pode ser utilizado para gerar energia limpa em pequenos lotes ou residências
Continua após a publicidade..

Se antes, nossas opções para fontes de energia sustentáveis (e renováveis) se resumiam a energia eólica ou solar fotovoltaica, agora é possível optar pela energia hidráulica, com a instalação de uma micro turbina hidráulica. A novidade se chama Hidrotor, estrutura que tem como objetivo fornecer energia hidráulica a partir do fluxo de água de “pequenas cachoeiras”.

Desenvolvido por engenheiros da empresa AZ Renovables das Astúrias (Espanha), este aparato funciona como uma turbina hidráulica baseada no Parafuso de Arquimedes. Este “parafuso” aproveita a queda de água para gerar eletricidade completamente limpa, que fica armazenada em suas baterias. 

energia hidraulica
(Divulgação/AZ Renovables)

O Hidrotor pode ser instalado em leitos de riachos ou em um anexo planejado, se adaptando ao fluxo da água. Seu trabalho não tem descanso: ele é capaz de produzir energia durante os 7 dias por semana, todas as 24 horas do dia, mesmo aos feriados. Isso acontece, pois ele utiliza de um fonte renovável (a água), não dependendo de mais nenhum fator externo. 

Dependendo das características do ambiente, ele pode fornecer uma potência constante que varia de 5 kW a 200 kW. Por isso, seu sistema permite que sua energia seja compartilhada para até 25 locais, simultaneamente.

Vantagens do Hidrotor e Energia Hidráulica

turbina hidraulica
(Divulgação/AZ Renovables)

A turbina foi planejada para que não provoque impactos ambientais negativos, sendo necessário que o local de seu armazenamento seja adaptado sem grandes intervenções, mas que ainda funcione como o proposto pelos criadores. 

Para sua uma obra simples, que utiliza de técnicas que respeitam o ecossistema local. Uma delas é o aproveitamento de desníveis naturais do ambientes, já que sua instalação é adaptada para diferentes cursos d’água, sem que o rendimento do sistema seja afetado. A turbina pode ser usada em conjunto com outras fontes de energias renováveis além da energia hidráulica, para que seja desnecessário o uso de combustíveis fósseis (grandes protagonistas dos impactos negativos ao meio ambiente).

De acordo com a AZ Renovables, os custos de manutenção são mínimos. É bastante resistente ao desgaste, sendo de longa duração. Ele tem um alto desempenho, mesmo com baixas taxas de fluxo da água. Além disso, o Hidrotor promove a melhoria da qualidade da água por oxigenação natural.

Outras Inovações em Energia Hidráulica

Não é somente o Hidrotor que surpreende quando o assunto é inovação e sustentabilidade no consumo de energia hidráulica. Pensando no abastecimento elétrico desigual presente no Brasil, dois engenheiros criaram uma mini usina hidrelétrica que pode abastecer até 5 casas.

Para que o equipamento funcione, é preciso que sua fonte de água tenha uma queda natural de no mínimo 15 metros. Quando entra na mini-usina, a força da água faz girar uma turbina conectada a um gerador de eletricidade. Segundo seus criadores, Juliano Rataiczyk e Felipe Wotecoski, é possível instalar mais de um aparato, aumentando a potência de seu funcionamento ou substituindo outro que venha a deixar de funcionar.

Continua após a publicidade..
bomba hidraulica
(Divulgação/Hidreo)

Outro exemplo fantástico é o protótipo Flasc (que significa “acumulador líquido a pistão usando água do mar sob compressão”). Ele foi criado por engenheiros da Universidade de Malta, na República de Malta, como um novo sistema projetado para armazenar a energia gerada por fontes renováveis, como a Energia Hidráulica. 

energia renovavel
(Divulgação/University of Malta)

O objetivo do novo aparato é servir de reservatório para fontes geradoras energia que necessitam do aproveitamento de ondas e marés, como painéis solares flutuantes e turbinas eólicas.

Sua principal vantagem é que seu sistema pode ser combinado ao dispositivo principal de geração de energia – seja originado de ventos, raios solares, marés ou ondas – funcionando como um “equalizador”. Assim ele vai liberar energia de maneira constante, diminuindo as oscilações normais das fontes renováveis.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Baterias Sólidas Prometem Triplicar Autonomia de Carros Elétricos

Patrimônio cultural da zona leste de São Paulo: resgate histórico e belezas arquitetônicas

Como o Avião Windrunner Está Moldando o Futuro do Transporte de Energia Eólica

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.