O pequeno Citroën Ami, que foi concebido para viagens curtas e acabou de entrar no nosso mercado, parece ter “gostado” dos brasileiros, uma vez que chegou à nossa nação.
O Ami foi flagrado em Pernambuco, em cima de um caminhão. Com meros 485kg do carrinho de 8 cv e carroceria de plástico ABS.
Como funciona o mini carro elétrico
O Citroën Ami é distinto em quase todos os sentidos, tentando competir com outros modos de transporte em vez dos automóveis tradicionais. Afinal, a sua velocidade máxima é de apenas 45 km/h, e não pode acomodar mais do que duas pessoas e 260 litros de bagagem.
Na Europa você pode esperar pagar cerca de 7.000 euros por um modelo novo. O melhor negócio é geralmente contratá-lo por alguns meses ou algumas horas.
No caso de um aluguel mensal, é necessário fazer um adiantamento único de 1.700 euros, mais outros 20 euros por mês.
Aqueles que apenas precisam da Ami para uma viagem curta, podem alugá o mini carro elétrico por 26 centavos/minuto, semelhante a quanto custa alugar uma bicicleta através de um aplicativo.
Isto está de acordo com a tendência mais ampla no setor automotivo, que tem se concentrado nos veículos de uso compartilhado para tarefas simples, como ir à loja ou à academia.
Com carros cada vez mais caros, o modelo de 2,41 m de comprimento pode ser o trunfo da Citröen para esse nicho, ainda embrionário.
Substituto das motos?
A Citroën reconhece que algumas aplicações para o Ami serão descobertas a tempo, e acredita na sua aplicação em destinos turísticos.
É fácil imaginar porque é que isto pode ter vindo ao Brasil, onde pode ser testado em praias e cidades que vêm muitos turistas mas não têm espaço suficiente para ônibus ou automóveis.
Por outro lado, como seria difícil homologar o Ami como carro, é pouco provável que seja vendido em concessionárias brasileiras.
Na Europa, contudo, o carro é classificado como um quadriciclo e não requer carta de condução para pessoas com 14 ou mais anos.
Em Novembro do ano passado, a presidente da Citroën Brasil, Vanessa Castanho, declarou que queria o Ami no país. Não é difícil acreditar no seu potencial com o seu torque rápido, maior conforto do que uma motocicleta, e facilidade de operação.
As pessoas também perguntam
? Quanto custa o mini carro elétrico da Citroen?
Na França, por exemplo o Ami está custando a partir de 7.390 euros. Entretanto, o modelo pode ser adquirido em um plano de aluguel. No caso, o interessado irá pagar uma primeira parcela de 3.100 euros (um pouco mais de R$ 15 . 600) e parcelas mensais de 19,99 euros (cerca de R$ 100).