Mini Casa Sobre Rodas é 100% Auto Suficiente

A Ursa é uma tiny house capaz de gerar energia solar e captar água da chuva.

Uma casa contendo um quarto, sala, cozinha, banheiro e até um escritório. No telhado, os painéis solares produzem energia limpa para abastecer a casa, enquanto o telhado inclinado favorece a captação da água da chuva. 

A casa itinerante, cujas rodas podem levar os residentes aonde eles quiserem, sem o incômodo de transportar pacotes, foi projetada pelo escritório de arquitetura e marcenaria Madeiguincho em Portugal.

Por ser uma casa muito pequena, não existem paredes divisórias: o mobiliário que distingue cada espaço. Móveis ajustados e espaço de armazenamento interno criam as otimizações necessárias para a habitação. 

A fim de garantir a operação “off grid”, algumas estratégias ecológicas foram adotadas na sua construção.

Por exemplo, a inclinação simples de 5% da cobertura garante a captação da água da chuva, que é direcionada para um filtro de partículas e duas grandes caixas d’água com capacidade para 650 litros.

A energia é fornecida por cinco painéis solares instalados no telhado e voltados para o sul. A energia gerada é armazenada para uso posterior.

A casa também possui no banheiro um vaso elétrico seco, que transforma dejetos em composto. Todos os recursos fazem com que “cada pequena casa se torne um organismo vivo móvel totalmente sustentável”, afirma o escritório Madeiguincho.

Leia Também

No post here!